Curso gratuito ensina a gravar e produzir músicas em casa

Nairo EloAs aulas online estarão disponíveis no YouTube a partir do dia 15 de março

O músico, educador e produtor Nairo Elo lança no dia 15 de março o projeto HomeStudio – Curso prático para gravar suas músicas em casa com dez vídeo aulas em seu canal do YouTube.

A pandemia do coronavírus afetou a atividade cultural de forma brutal. Segundo relatório do Painel de Dados do Observatório Itaú Cultural, as Atividades Artesanais nas áreas de cinema, música, fotografia, rádio e TV sofreram redução de mais de 38% de trabalhadores ocupados. Mas, apesar das dificuldades, a arte resistiu e segue gerando resultados em produções adaptadas e muitas delas feitas em casa.


O HomeStudio nada mais é do que a gravação e produção fora dos grandes estúdios. Engana-se quem pensa que isso é amadorismo. Ano passado, os irmãos Billie Elish e Finneas O’Connell levaram quatro Grammy’s para casa com um álbum pensado, gravado e produzido dentro de seus quartos. No Brasil, o rapper Marcelo D2 gravou e lançou seu novo disco, “Assim tocam os meus tambores”, em casa.

A inspiração do projeto surgiu quando o educador percebeu a escassez de conteúdo prático para quem está inserido no mercado musical e não tem acesso a estúdios profissionais. Durante a carreira Nairo identificou que a técnica de gravação em casa é uma porta de entrada promissora para artistas. “O HomeStudio veio para ficar. Hoje vemos artistas internacionais premiados que fizeram todo o processo de gravação e produção em seus quartos. Vou oferecer conteúdo para que amadores e profissionais possam fazer música”, conta Nairo.

Pioneiro na Bahia em HomeStudio, Nairo Elo começou a estudar em 1999 e desde então já ensinou mais de 200 alunos a equipar, gravar e produzir suas músicas dentro de casa. “Apesar de ser um contexto diferente, a gravação em casa e o uso de instrumentos virtuais se mostraram mais do que uma tendência, uma necessidade”, conta o educador.

Estudar e se capacitar foi a alternativa encontrada por Pedro Gomes, publicitário, cantor, compositor e iniciante na área de produção musical.  Ele compõe canções por encomendas e durante o isolamento social por conta da pandemia da Covid-19, Pedro buscou conhecimento sobre técnicas para gravação em casa a fim de manter sua atividade. “Quem trabalhava pra outras pessoas precisou se adaptar ao trabalho em casa e o aperfeiçoamento nessas condições, e quem empreendia passou a entender o real valor da internet, seja pra vender melhor seus serviços e produtos ou pra buscar mais conhecimento, que é o meu caso”, conta.

Em seu curso online, disponível no YouTube no canal NairoStudio a partir do dia 15 de março, Nairo ensina a escolher equipamentos, preparar para uma gravação, como fazer a direção da mesma e a mixar. Serão dez aulas sobre o tema além de material complementar com dicas, anotações do professor e exercícios. Para acompanhar basta acessar o canal NairoStudio no YouTube.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


SERVIÇO

O quê: Curso online gratuito de HomeStudio
Quando:
A partir de 15 de março
Onde:
Canal NairoStudio no YouTube

Tagged under:

Leave a Reply

Your email address will not be published.