Trilha Ancestral – Instituto Steve Biko realiza Aula Pré-ENEM no Parque São Bartolomeu

trilhabiko4Na Trilha Ancestral, estudantes aprendem Química, Matemática, Biologia, Geografia em meio às matas, cachoeiras e pedras da reserva florestal.

Promover, entre alunos do pré-vestibular, o acesso e envolvimento nos espaços culturais da nossa cidade. Este é o objetivo da atividade “ABC – Acesso a Bens Culturais”, que integra a grade disciplinar todos os anos e, através da qual, alunos tem acesso a Teatro, Cinema, Museus, além de espaços ancestrais, como o Parque São Bartolomeu, subúrbio de Salvador. É lá que será realizada a Trilha Ancestral 2018, com o tema “Revolta dos Búzios e suas outras Revoltas”. Será dia 19 de agosto (domingo), a partir das 8h.

 

A Trilha Ancestral é uma ação anual que proporciona aos alunos da Biko o contato com uma reserva de Mata Atlântica, com árvores e pedras do bioma original, onde a fauna e a flora são sagradas para as religiões de matriz africana. Além de transmitir, em meio à natureza, conteúdos das áreas do conhecimento, como Matemática, Linguagens, Química, dentre outras disciplinas tradicionais do pré-vestibular/ENEM. A atividade é aberta ao público, confira programação.

Sobre a Biko
O Instituto Steve Biko é uma organização não governamental criada há 26 anos, voltada para promover o acesso de jovens negros ao Ensino Superior. A Biko, como é conhecida, foi o primeiro curso Pré-Vestibular voltado para negros no Brasil, e funciona no Pelourinho (Rua do Paço, 4). Até então, mais de 2500 jovens já acessaram as Universidades, por meio do Curso Pré-Vestibular, com aulas de segunda a sábado e domingos eventuais. Atualmente, a Biko constrói sua nova sede, no Campo Grande, onde funcionará a Faculdade Steve Biko.

Saiba mais aqui.

PROGRAMAÇÃO:
8h – Acolhimento no Auditório
Apresentação do Tema –  Revolta dos Búzios, Revolução e suas influências no Brasil, Conspiração do Quilombo Zeferina.

Aula de Química na Cachoeira de Oxum: Água, processos químicos ocorridos na degradação do meio ambiente, emissão de gases , descartes de materiais não perecíveis.

Aula de Biologia na Cachoeira de Oxumaré:  Biodiversidade e espécies ameaçadas

Aula de Geografia na Cachoeira de Nanã: Meio Ambiente para o ENEM, solo e espaços geográficos, poluição.

Aula de Matemática e Física na Ponte acima da Cachoeira Calcular as áreas quilombolas, o uso estratégico do espaço pela líder Zeferina e usar a Etnografia Religiosa; cálculo da área utilizada pelo governo federal para homologação e Quilombos.

Aula de Cidadania – Retorno recolhendo material descartável (lixo).

Aula de Linguagens – Poesias (incentivo para o Concurso Anual de Redação da Biko)

12h – Encerramento

Fotos: Jamile Menezes

Jamile Menezes
Assessoria de Comunicação – Instituto Steve Biko
Tels: (71) 99219-7135 (zap)
Sitewww.stevebiko.org.br
Facebookhttps://www.facebook.com/icstevebiko?fref=ts
Instagram: https://www.instagram.com/icstevebiko
Flirck: https://www.flickr.com/photos/icstevebiko/

Leave a Reply

Your email address will not be published.