Cineclube Tela Preta traz às telas o protagonismo da mulher negra

Mulheres Negras Projeto de MundoO propósito do Coletivo é garantir  um olhar para as obras fílmicas sob uma outra perspectiva: a de quem FILMA  e para quem é FILMADO

A relação que as mulheres negras estabelecem com a presença e a ausência, o desafio de manter os laços familiares e a forma como elas percebem-se com o caminhar do  tempo,   são as reflexões que abordará  os próximos programas  do Cineclube Tela Preta, entre os dias 2 e 3 de maio, às 15h e 18H no Centro cultural de Plataforma. Com exibições seguidas de debates e a participação das (os) realizadoras (os), as sessões gratuitas visam promover a reflexão do processo criativo do cinema negro e a circulação das obras produzidas por sujeitos afrodescendentes.

 

Cine Tela Preta retorna na próxima quarta (2),  às 19h, com o  programa Ausências Presentes que conta com a exibição do  longa O dia de Jerusa (2014) de Viviane Ferreira e  o curta  Aquém das Nuvens (2011), de Renata Martins  Já na quinta (3)  teremos logo às 15h,  a roda de conversa sobre Políticas  Afirmativas no campo do audiovisual  e, às 19h, é a vez do programa Gestando Narrativas que traz as telas os curtas: Travessia (2017)Tia Ciata (2017) e  Mulheres Negras Projeto de Mundo (2017).

O projeto é mais uma idealização do Coletivo de Cinema Negro Tela Preta, uma organização que pauta a representatividade negra no campo do cinema e audiovisual, aprovado pelo Edital Setorial de Audiovisual – Desenvolvimento e Difusão do Fundo de Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e produzido pela Rebento Filmes, uma produtora de mulheres negras.

Ausências Presentes –  A relação com a presença e com a ausência, o tempo, a família, e o nosso tempo é o que busca mostrar este programa.   No curta paulista Aquém das nuvens (2017), de Renata Martins o enredo evidencia a relação de um casal ancião negro entrelaçando as ausências tão presente no longa O dia de Jerusa (2014), da cineasta baiana Viviane Ferreira cujo enredo é sobre a ausência da família na vida de quem está na terceira idade e a lacuna da afetividade. O programa Ausências Presente conta com a participação de Viviane Ferreira para debater as obras com o público.

Na quinta, dia 3, às 15h acontece a roda de conversa sobre políticas afirmativas no campo do audiovisual que busca refletir sobre o papel ativo da Agência Nacional de Cinema (ANCINE) na promoção da diversidade e equidade de gênero no audiovisual e contará com a presença do Coletivo de Cinema Negro Tela preta.  “Segundo os últimos dados preliminares não existia a presença de mulheres negras na direção e quando o assunto é elenco, as atrizes pretas representam apenas 4,4% do elenco principal de filmes brasileiros por isso compreender que é necessário pensar as políticas públicas a partir das correlações de forças existentes, afinal representamos metade da população deste País. ”.

ÀS 19H é a vez do programa Gestando e narrativas    uma sessão que trata sobre o processo de produzir novas narrativas a partir de perspectiva e olhares do Ser Mulher estabelecendo relações e semelhanças por meio do protagonismo da memória visual e a oralidade a partir da resistência negra e dos aspectos históricos e culturais protagonizados por mulheres negras.  Serão exibidos os curtas cariocas Tia Ciata (2017), de Mariana Campos e Raquel Beatriz e Travessia (2017) de Safira Moreira e o curta paulista Mulheres Negras Projeto de Mundo (2016) de Day Rodrigues e Lucas Ogasawara. A sessão contara com a participação da diretora carioca Safira Moreira que debatera com a plateia sobre as obras exibidas.

SERVIÇO:
O QUÊ: CINECLUBE TELA PRETA TRAZ ÀS TELAS O PROTAGONISMO  DA MULHER NEGRA
QUANDO: 2 e 3 de MAIO, às 19h;
COMO: Exibição com debate e formação de público e uma roda de conversa sobre Politicas afirmativas no Campo do audiovisual;
ONDE: CENTRO CULTURAL DE PLATAFORMA;
QUANTO CUSTA?: #0800.

Mais informações:
Eduardo Machado
Assessoria de Comunicação
Contato: 7199130-4391/ 98181-2404
Email: movimentotelapreta@gmail.com

Tagged under:

Leave a Reply

Your email address will not be published.