Projeto seleciona interessados em transformar sua laje em um espaço cultural

Oficina de MosaicoAberta até o dia 20 de abril, a seleção resulta na escolha de três lajes para uma Exposição

O projeto #OcupaLajes, que realiza desde fevereiro oficinas e mostras artísticas no Subúrbio Ferroviário de Salvador, pretende agora circular por outras regiões da cidade. Até o dia 20 de abril está aberta a seleção para pessoas interessadas em transformar sua laje em um espaço cultural. Serão contempladas três lajes da periferia com uma exposição de Artes Visuais no mês de junho, com duração de quatro dias e custos de montagem assumidos pelo projeto. O regulamento completo e ficha de inscrição estão disponíveis na página Facebook.com/ocupalajes.


A laje é destacada no projeto por ser entendida como espaço representativo da periferia, tido como lócus experimental de socialização dos seus moradores, familiares e vizinhos. Tal perspectiva tem como precursora a experiência do Acervo da Laje, espaço responsável pela iniciativa que já integrou importantes eventos como a 3ª Bienal da Bahia e 31ª Bienal de São Paulo. Desde 2011, o local mostra que no subúrbio as lajes podem ser espaços de difusão das Artes Visuais, por aproximarem-se de populações historicamente afastadas do circuito artístico tradicional.

A Exposição Itinerante alvo da chamada pública é a ação de encerramento do #OcupaLajes, com execução prevista de 4 a 21 de junho. Até maio, o projeto finaliza o ciclo de oito oficinas e quatro mostras artísticas voltadas preferencialmente a crianças e jovens da periferia de Salvador. A iniciativa é apoiada pelo Edital Arte em Toda Parte – Ano III, da Prefeitura Municipal de Salvador.

O Acervo
Localizado em São João do Cabrito, bairro vizinho a Plataforma, o Acervo da Laje é um espaço de memória artística, cultural e de pesquisa sobre o Subúrbio Ferroviário de Salvador (SFS), região que reúne 10% da população da capital baiana. Sua galeria é composta por biblioteca, coleção de discos, fotografias, manuscritos, tijolos, azulejos e porcelanas antigas, artefatos históricos, quadros e esculturas, entre outras peças.

Criado em 2011 por José Eduardo Ferreira Santos, Mestre em Psicologia e Doutor em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Acervo está aberto para visitação gratuita. Interessados devem fazer agendamento através dos telefones (71) 3401-1244, 9 9929-8934 e 9 9382-8185.

Serviço
O quê: Chamada Pública #OcupeSuaLaje seleciona 3 lajes da periferia para receberem uma Exposição Itinerante
Quando: Inscrições abertas até 20 de abril
Onde: https://www.facebook.com/ocupalajes
Quanto: Gratuito
Mais informações: ocupalajes@gmail.com

Contatos
Adriana Santana (Assessoria de Comunicação)
Telefone: (71) 9 9363-2149
E-mail: asantana.cultura@gmail.com / ocupalajes@gmail.com

José Eduardo Ferreira Santos (Curador do projeto e criador do Acervo da Laje)
Telefone: (71) 9 9929-8934 / 9 9382-8185
E-mail: ferreirasantosenator@gmail.com

Tagged under:

1 Comment

  • MARIA DE FÁTIMA Responder

    BOA TARDE !
    FUI MORADORA DE PLATAFORMA , PARTICIPEI DO PROGRAMA DE TIA ARILMA , FIZEMOS MUITOS EVENTOS NO CLUBE QUE HOJE É O CENTRO CULTURAL E GOSTARIA DE SABER COMO PARTICIPAR
    DO OCUPALAJE; POIS TENHO ALGUNS TRABALHOS DE PINTURA EM TELA QUE FICAM GUARDADAS
    GOSTARIA DE PODER VISITAR E DE ALGUMA FORMA SER ÚTIL .

    FÁTIMA VITORIANO
    987338425
    OBRIGA , AGUARDO RETORNO

Leave a Reply

Your email address will not be published.