Show mulheres negras, com Banda Dida, Ilê Aiyê e Cortejo Afro, dia 09 no Pelourinho

12185112_724258567706469_4130072068567235039_oNo dia 09 de Novembro, na Praça Pedro Arcanjo, Pelourinho acontece o Show Mulheres Negras: Olhando adiante, marchando em frente, organizado pela Caravana Carolina Maria de Jesus, em parceria com a Rede de Mulheres Negras da Bahia. O evento busca angariar fundos para cobrir custos da  participação na I Marcha Nacional de Mulheres Negras que ocorrerá em Brasília, no dia 18 de novembro, pretendendo reunir 100 mil mulheres negras de todo o Brasil.

O evento terá shows do Ilê Aiyê, Didá e Cortejo Afro, além da participação especial de Juliana Ribeiro e Meire Reis, a apresentação ficará por conta da jornalista Rita Batista. O objetivo é também mobilizar a sociedade em torno do assunto, tendo em vista que as mulheres negras ainda ocupam as piores posições na escala da sociedade brasileira e vivenciam a face mais perversa do racismo e do sexismo por serem negras e mulheres. Estas representam 25% da população brasileira, ou seja, 49 milhões de pessoas. As mulheres negras são a base para o desenvolvimento econômico e político do Brasil, sem que a distribuição dos ativos do seu trabalho seja revertido para o seu próprio benefício.

A I Marcha Nacional de Mulheres Negras – contra a violência e pelo bem viver está sendo compreendida como um marco político para a promoção de políticas públicas para as mulheres negras em todo o país. Constitui-se numa ação estratégica das mulheres negras para denunciar as iniquidades e as múltiplas violências provocadas pelo racismo e sexismo, conquistar visibilidade, reconhecimento social, político, direitos e cidadania plena. Realizada em sua primeira edição, a Marcha se apresenta na agenda de consolidação na luta do movimento de mulheres negras contra o racismo, a violência sexista, o genocídio da juventude negra e por políticas estruturantes para as mulheres negras.

A Caravana Carolina de Jesus compõe o Comitê Local, em parceria com a Rede de Mulheres Negras da Bahia, reunindo pessoas de diferentes áreas de atuação e representação, o que reforça a participação da Bahia na I Marcha Nacional de Mulheres Negras – contra a violência e pelo bem viver.

Em todos os estados brasileiros, grupos se organizam para a mobilização na I Marcha Nacional de Mulheres Negras – contra a violência e pelo bem viver. Na Bahia, os grupos locais organizam atividades para divulgação e financiamento das caravanas. Neste sentido, a Caravana Carolina de Jesus está promovendo o Show Mulheres Negras: olhando adiante, marchando em frente.

 

Serviço:
O que: Show mulheres negras: olhando adiante, marchando em frente.
Quando: 09 de novembro, 19h
Onde: Praça Pedro Arcanjo, Pelourinho
Atrações: Ilê Aiyê, Cortejo Afro e Didá, Juliana Ribeiro e Meire Reis
Ingressos: R$ 20,00 e R$10,00 (meia)

 

Contatos
Valéria Lima – 99291-4182 / 98885-2991
Trícia Calmon – 98752-4582

 

Tagged under:

Leave a Reply

Your email address will not be published.