Inaicyra em Mães Ancestrais

Maes_Ancestrais_paris_WEBInaicyra Falcão, intérprete soprano dramática, realiza no próximo dia 13 de maio, às 19h, no Espaço Cultural da Barroquinha única apresentação do show Mães Ancestrais, uma homenagem a todas as mães e principalmente a suas ancestrais. No repertório músicas do cd Okan Awa (Nosso Coração), disco que projetou a artista no cenário musical nacional ao interpretar cânticos tradicionais yorubá adaptados ao universo lírico. Okan Awa foi lançado em 31 de março de 2000 em homenagem ao centenário de nascimento da avó de Inaicyra, Maria Bibiana do Espírito Santo, a Mãe Senhora, Iyalorixá Oxum Muiwá, Iya Nassô. Inaicyra é descendente da tradicional família asipa, uma das linhagens fundadoras do reino africano de Keto.  Os cânticos possuem letras em português e yorubá, isto é, a língua da tradição religiosa, preservada pela comunidade afro-brasileira, legado cultural do povo nagô. As adaptações foram feitas por Inaicyra Falcão, Beto Pelegrino e Paulo Adache, trabalhadas em cima de poemas em iorubá chamados orikis.


Inaicyra morou por 22 anos em Campinas, São Paulo e há 3 anos retornou a Salvador, sua terra natal. Esta é a primeira vez que Inaicyra realiza um show próprio no Espaço Cultural da Barroquinha, local de importância simbólica e histórica para a memória da religião dos orixás no Brasil. Diversos estudos e a tradição oral revelam que foi nos fundos da Igreja da Barroquinha (hoje espaço cultural, administrado pela prefeitura de Salvador) que surgiu o primeiro espaço da religião de matriz africana do Brasil. Inaicyra pertence a 6ª geração de uma das fundadoras do lendário Culto da Barroquinha, Marcelina da Silva, Obatossi. E para reverenciar a memória desta bem como a de  Mãe senhora, à ancestralidade e todas as mães, Inaicyra convida o público para apreciar esta apresentação.

Quem assina a direção musical é Márcio Pereira, graduado em música pela Universidade Federal da Bahia e Mestre em Artes Musicais pela University of New Orleans.A realização do evento é da empresa de produção cultural Acosta Produções Artísticas, dirigida por Josi Acosta, atriz e professora de teatro gaúcha, radicada em Salvador há 4 anos. Sendo maio o mês das mães e apresentação uma homenagem as mães ancestrais, a produção irá liberar meia-entrada para mãe e filha que forem assistir juntas ao espetáculo, mediante apresentação de documento de identificação, pagam apenas 15 reais cada.

Ficha técnica:
Intérprete: Inaicyra Falcão
Direção Musical e violão:  Márcio Pereira
Percussão: Nielton Marinho
Concepção Cenográfica: Tulany e Josi Acosta
Programação Visual e fotografia: Sidney Rocharte
Técnico de som: Jeferson Souza
Iluminação: Tássio Ferreira
Figurino: Jorge Andrade
Maquiagem: Mário Farias
Turbante: Isa Oliver
Assistente de Produção: Karla Koimbra/Daniel Lira/Sérgio Laurentino
Coordenação Geral e Produção Executiva: Josi Acosta
Apoio divulgação: Catarina Reimão
REALIZAÇÃO: ACOSTA PRODUÇÕES ARTÍSTICAS

Serviço:
Inaicyra Falcão em Mães Ancestrais- Direção Musical: Márcio Pereira

Data: 13 de maio de 2015
Horário: 19h
Local: Espaço Cultural da Barroquinha
Ingressos a venda somente na bilheteria do teatro, no dia da apresentação, a partir das 17h;
Valor: R$: 30 (inteira) e R$: 15 (meia)
Classificação: livre

Tagged under:

Leave a Reply

Your email address will not be published.