Tradição e Tecnologia dão o tom na Quarta dos Tambores de agosto

Quarta dos TamboresAgosto é o mês de Obaluayê na Quarta dos Tambores, e a força do orixá vai reger a 34ª edição do encontro que vai mesclar a tradição dos ritmos do samba de roda do recôncavo com a tecnologia do movimento RESISTEC, como o resultado das oficinas realizadas com jovens da região. O evento acontece na próxima quarta-feira, dia 6, a partir das 19 horas na Praça Teixeira de Freitas, no Centro Histórico da cidade.

Durante o Toque dos Artistas quem se apresenta são os Filhos do Caquende, com seu samba de roda, o grupo foi formado em 1983 com o intuito de dar continuidade à comunidade de sambadores que acompanhavam os festejos católicos no bairro homônimo. Uma tradição herdada de pai para filho, que preserva o samba de raiz ritmado com pandeiros e a palma da mão, mas incorporam instrumentos como a viola, o cavaquinho e o rebolo.


Da tradição do samba à tecnologia do movimento RESISTEC, essa edição apresenta os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do projeto Arte-Computação nas Escolas, coordenado pelo professor da UFRB Jarbas Jacomé. A estudante de Artes Visuais da UFRB, Aline Brune, apresenta seu trabalho que consiste na produção de animações através de técnicas de stop motion e pixilation. Com a linguagem Processing, uma simplificação da linguagem Java, as animações passam a ser controladas pelo som capturado por um microfone ou por outros tipos de sensores. À medida que as pessoas falam ou tocam algum instrumento, a animação passa por alguma modificação.

Por fim, também como parte do movimento RESISTEC, a estudante Flávia Pedroso, apresenta a sua performance intitulada Respiração d’Angola. Neste trabalho a tecnologia é utilizada na confecção do objeto sonoro “Respira Som” – um objeto acoplado ao corpo, programado em Pure Data – criado para evidenciar a respiração como pulso gerador de movimento. Um processo criativo em que a performer em interação com o objeto, estabelece um ciclo de criação através da relação corpo e movimento, som e ambiente.

Programação da Quarta dos Tambores – Agosto/2014
Toque das Nações
RESISTEC
Grupo de Samba de Roda Filhos do Caquende

Quarta dos Tambores Agosto 2014

Comunidade do Tambor
Onde: Praça Teixeira de Freitas (Cachoeira/BA)
Quando: 6 de agosto de 2014 (quarta-feira), às 19 horas
Quanto: Gratuito
Contato: 71 91043147 | 71 86701120
Mais informações: |http://quartadostambores.wordpress.com/

Realização: Comunidade do Tambor

Tagged under:

Leave a Reply

Your email address will not be published.