Inscrições para as Oficinas de break, graffiti e dj no VIVADANÇA 2014

Foto: João Meirelles

Foto: João Meirelles

Estão abertas as inscrições para as Oficinas do VIVADANÇA 2014!

Os formulários serão disponibilizados somente online e podem ser encontrados no nosso site, neste post. As inscrições se estenderão até o número máximo de participantes por oficina ser completado.

Confira as informações e links a seguir:

OFICINA DE DANÇAS URBANAS PARA ALÉM DOS MUROS: HOUSE DANCE

Com Leandro Belilo / Cia Fusion de Danças Urbanas (MG)

As danças urbanas são constituídas de diversas vertentes diferentes umas das outras. A oficina visa a introduzir aos alunos os fundamentos do House Dance (cuja gênese se deu nos anos 1980 e apresenta influência de gêneros como a salsa, o Hip Hop Dance, as danças africanas e o sapateado) e as variadas possibilidades de expressão que possibilita. Ocorrerá, ainda, um bate papo sobre o universo das danças urbanas e sobre o processo de criação do espetáculo “Meráki”.

Data/Horário: 12/04 das 09 às 12h

Local: Teatro Vila Velha
Carga horária: 180 minutos
Publico Alvo: Interessados a partir de 14 anos

LINK PARA INSCRIÇÕES AQUI

 

OFICINA DE DANÇA CONTEMPORANEA E COMPOSIÇÃO

Com Ralf R. Ollertz / Cie Toula Limnaios (Alemanha)

O Corpo como elemento comunicante, ligação entre terra e céu.

O trabalho com o corpo se baseia em tecnica de relaxamento e tecnica de Alexander, e também em um trabalho de chão desenvolvido há anos e uma linguagem contemporanea de movimento. Com foco no relaxamento e na coordenação entre respiração e dinamica do movimento. O impulso por movimentos vem do centro de onde fluem todas as energias.

Por meio de emprego consciente do relaxamento muscular, o corpo pode se endireitar sem uso de força e pode liberar, deixar fluir e correr energias internas, de maneira a ocorrer uma economia de movimento, a qual fortalece a expressão de um interprete, foca na qualidade/dinamica de seus movimentos e acentua sua musicalidade interna.

Não há „receitas“ para coreografar. Embora uma caligrafia propria se desenvolva com o tempo, cada peça continua sendo um novo desafio. Com temas diversos, tornam-se necessarios ângulos diferentes para o olhar, resultado disso uma busca por uma linguagem corporal „original“ em correspondência com o tema, a busca pelos meios composicionais adequados para desenvolver o fio interno dramaturgicamente importante, uma lógica interna da composição, para comunicar suas proprias visões e ideias, para dá-las a outros mundos humanos e compartilhá-las de maneira não verbal.

A ênfase está na dança contemporânea, na dança como expressão, como comunicação não verbal e reflexo de nossa época, o tempo em que vivemos, o aqui e agora…

LINK PARA INSCRIÇÕES AQUI

 

OFICINA FERRAMENTAS PARA MUITAS DANÇAS

Com Alex Neoral / Focus Cia. De Dança (RJ)

A oficina será um espaço para troca de experiências entre a Focus Cia. de Dança e os participantes da oficina, de modo que o aluno possa experimentar dinâmicas e sensações distintas de movimentos relacionadas ao modo de trabalho da Focus Cia de Dança, podendo assim encontrar afinidades e descobrir dificuldades, entendendo sua própria dança.

Data/Horário: 16/04 das 09 às 12h
Local: Teatro Vila Velha
Carga horária: 180 minutos
Publico Alvo: Interessados a partir dos 16 anos

LINK PARA INSCRIÇÕES AQUI

 

OFICINA GRAFITTI

Com Lee 27

Será abordado nessa oficina o foco na arte do graffiti no Brasil com recorte para o estado da Bahia. Assim, a atividade trabalhará coordenação motora, construção de personagens, elaboração de letras e construção de um projeto gráfico para um painel de graffiti.

Data / Horário: 19/04 das 09 às 12h
Local: Teatro Vila Velha
Carga Horária: 180 minutos
Publico Alvo: Crianças, adolescentes, adultos e idosos / Artistas, jornalistas, críticos em artes, e demais interessados em conhecer as artes plásticasdas ruas.

LINK PARA INSCRIÇÕES AQUI

 

OFICINA DE BREAK

Com Ananias Break

Essa oficina tem a intenção de levar as Danças Urbanas ao conhecimento das pessoas, com ou sem técnica, forma e historia. Serão utilizadas técnicas básicas de Dança (ritmos, expressão corporal, princípios de técnicas do break) adotada uma metodologia participativa. Irá acontecer de forma lúdica, envolvendo as modalidades existentes na dança de rua.

Data/ Horário: 19/04 das 09 às 12h
Local: Teatro Vila Velha
Carga Horária: 180 minutos
Publico Alvo: Interessados na cultura do Break

LINK PARA INSCRIÇÕES AQUI

 

OFICINA DE INICIAÇÃO A CULTURA DO DJING

Com Dj Môpa

Nesse encontro será abordado o funcionamento dos equipamentos utilizados, iniciação a cultura do djing e uma breve prática das técnicas abordadas.

Data/ Horário: 19/04 das 09 às 12h
Local: Teatro Vila VelhaCarga Horária: 180 minutos
Publico Alvo: Interessados nas técnicas e cultura do DJ.

LINK PARA INSCRIÇÕES AQUI

OFICINA DRAMATURGIA PARA DANÇA

Com Joanna Lésnierowska (Polônia)

Dramaturgia da dança é uma prática relativamente nova no campo da dança. O que é realmente? E o que significa ser um dramaturgo da dança? Alguém precisa de um mesmo? Teóricos e profissionais tentam encontrar uma resposta, sem sucesso até agora, em quase duas décadas. Durante as discussões, um dos pioneiros em dramaturgia da dança, André Lepecki (olha as origens brasileiras!) disse: “Sei o que estou fazendo, mas não sei como nomear”. Dentro das lições e conversações no VIVADANÇA, tentarei, entretanto responder a pergunta baseada na minha perspectiva, levando em conta meus anos de trabalho como “dramaturga residente” e orientadora artística para jovens que fazem dança no centro de desenvolvimento coreográfico que criei em Poznan, em 2004. Em paralelo, estou envolvida em pesquisa, desenvolvendo uma prática artística como dramaturga para diferentes coreógrafos poloneses e estrangeiros e também para mim mesma.

Data/Horário: 22/04 das 09 às 12h
Local: Escola de Dança da FUNCEB
Carga Horária: 180 minutos
Publico Alvo: Estudantes da Escola de Dança da FUNCEB

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

 

OFICINA DE DANÇA / TEATRO

Com Janusz Orlik (Polônia)

A oficina iniciará com exercícios técnicos seguido de um trabalho criativo. Serão apresentadas técnicas de respiração, trabalhos com peso, tensão, contato visual e estímulo do toque.  Tudo numa relação como espaço e as pessoas à sua volta, criando um espaço de comunicação mútua.

Data/ Horário: 23/04 das 09 às 12h
Local: Escola de Dança da FUNCEB
Carga Horária: 180 minutos
Publico Alvo: Estudantes da Escola de Dança da FUNCEB

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

 

OFICINA PHYSICAL FLOW

Com Milan Ujvari (Hungria)

A parte técnica da oficina mecânica do corpo combina complexos, com movimentos livres isolados, a fim de experimentar o poder, a sensualidade e auto-expressão do movimento. A parte mental da oficina cria atenção e responsabilidade entre os participantes, a fim de ser capaz de colaborar, de expressar e de surpreender

Data/Horário: 25/04 das 09 às 11h
Local: Escola de Dança da FUNCEB
Carga Horária: 120 minutos
Publico Alvo: Alunos da Escola de Dança da FUNCEB

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

 

OFICINA OPEN MIC SUFFOCATION

Com Joachim Maudet (França)

A oficina começará no chão com algum aquecimento exercício para encontrar a ligação entre a extremidade e no centro do corpo. Então vamos encontrar a posição de pé e jogar com a sensação de segurar o corpo e caindo. Assim que possível, vamos começar a mover-se e tomar o espaço com alguns exercícios de viagem. A oficina vai terminar com material  baseada na coreografia solo “ Open MIc. Suffocation”

Data/Horário: 26/04 às 09h às 11h
Local: Teatro Vila Velha
Carga Horária: 120 minutos
Publico Alvo: Bailarinos profissionais ou em vias de formação

LINK PARA INSCRIÇÕES AQUI

 

OFICINA DE DANÇA CONTEMPORANEA

Com Paulo Ribeiro

O que me interessa quando ensino ou quando coreografo, é a verdade do movimento, as suas raízes, a sua sinceridade, a sua capacidade de nos surpreender, saindo do nosso interior.

Esta sinceridade com uma consciência plena do nosso corpo, com uma liberdade que nos permite um discurso rico e coerente, mas também cheio de contrastes, é para mim o veículo que permite que a dança mantenha a sua frescura, a sua capacidade poética de contágio. É esta verdade que a TORNA UNIVERSAL, É SOBRE ISSO QUE Paulo Ribeiro trabalha desde muito tempo. Tornar a dança incontornável para aqueles que a fazem, bem como para aqueles que a vêm.

Data/Horário: 28/04 das 09h às 11:30h
Local: Teatro Vila Velha
Carga Horária: 150 minutos
Publico Alvo: Bailarinos com experiências a partir dos 16 anos.

LINK PARA INSCRIÇÕES AQUI

 

Site: http://www.festivalvivadanca.com.br/

 

Tagged under:

Leave a Reply

Your email address will not be published.