CineFacom exibe “Ritos de Passagem” de Chico Liberato

Remarcado para o dia 10 de setembro, a animação celebrará a mostra especial da VIII edição do projeto CineFacom.

No próximo dia 10 de setembro (terça-feira), o CineFacom – Mostra Audiovisual dos Estudantes da UFBA – exibirá o longa-metragem de animação, Ritos de Passagem (2012), do artista plástico e diretor baiano Chico Liberato. A exibição – que ocorreria no dia 28 de agosto, mas foi adiado por conta do “apagão” que atingiu todo o Nordeste – começará às 19 horas, no auditório da Faculdade de Comunicação (FACOM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Após a sessão, o diretor do longa, Chico Liberato, e a roteirista, Alba Liberato, participarão de um bate-papo com o público.

O bate-papo será mediado por Adriano Oliveira, mestre  em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura, com enfoque em análise fílmica, doutorando na UFBA com um projeto sobre o cinema de Tarantino e atual professor assistente do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Ritos de Passagem
A animação gira em torno de dois personagens recorrentes no imaginário nordestino, o Santo e o Guerreiro. Após a morte, os dois personagens entram na barca de Caronte, o barqueiro do rio que separa o mundo dos vivos do mundo dos mortos, segundo a mitologia grega. A partir desse enrendo envolvente, é iniciada uma reflexão sobre os atos e escolhas que cada personagem fez em resposta aos acontecimentos que a vida lhes reservou.

O filme dialoga com o cotidiano do povo nordetino, o qual vive seu dia-a-dia imersos em suas crenças e superstições. Em Ritos de Passagem, Chico nos apresenta cantigas populares típicas do Nordeste, folclore, costumes e hábitos da gente do semi-árido brasileiro. Os dois personagens principais da animação, o Santo e o Guerreiro, são uma clara homenagem a Lampião  e Antônio Conselheiro.

Autor
Francisco Liberato de Mattos, mas conhecido como Chico Liberato, nasceu em Salvador, em 1936.  Artista consagrado em diversas áreas, é uma figura expoente e pioneira no cinema de animação na Bahia, com várias produções na área do audiovisual, dentre as quais o terceiro filme de animação feito no Brasil, Boi Aruá (1985). Chico é considerado uma das figuras mais importantes do cenário audiovisual baiano na atualidade.

Projeto
Criado em fevereiro de 2013, por meio do Centro Acadêmico da Faculdade de Comunicação da UFBA, o projeto CineFacom  tem sido um espaço de circulação e reflexão da produção audiovisual acadêmica e contemporânea. O Cinefacom promove mostras quinzenais, de variados gêneros e temáticas, possibilitando a inscrição de vídeos de estudantes matriculados na UFBA. Atualmente o CineFacom é realizado com apoio da UFBA através do Edital PROEXT/Eventos 2013, com emissão de certificados de horas de extensão acadêmica.


Serviço:
O quê: VIII edição do CineFacom – exibição do filme Ritos de Passagem
Quando: 10 de setembro (terça-feira), às 19 horas;
Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA. Rua Barão de Geremoabo, s/n, Ondina.
Quanto: Entrada franca

Atenciosamente,

Camila Brito.

produtora do CineFacom

99687733 / bmila.mar@gmail.com

 

 

Tagged under:

Leave a Reply

Your email address will not be published.