Marcha Nacional Contra O Genocídio Do Povo Negro

A Quilombo Xis- Ação Cultural Comunitária que impulsiona a Campanha Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto promove em Salvador, nesta quinta-feira (22/08), juntamente com outras agremiações, organizações, entidades e grupos políticos e religiosos do movimento negro baiano, a Marcha Nacional Contra o Genocídio do Povo Negro, com concentração às 15 h, no Largo dos Aflitos.

A coordenação da marcha deve receber, em Salvador, caravanas vindas de várias regiões do estado para participarem do ato, como Santo Amaro,   Cruz das Almas, Feira de Santa, Conceição de Feira, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista ,Itacaré, Cachoeira e São Félix. Além de militantes e organizações de outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

A marcha representa o marco de unidade de diversos setores dos movimentos sociais em prol da luta contra o genocídio do povo negro, promovido há séculos pelo estado brasileiro, causando compulsoriamente pobreza e exclusão.

O principal objetivo da marcha é denunciar o modelo de segurança pública vigente na Bahia e nos demais estados do Brasil, que elege o indivíduo negro pobre periférico como criminoso natural. Também pretende propor um novo modelo de segurança pública, que invista em saúde, educação, moradia, trabalho, e principalmente, uma polícia preparada para lidar com cidadãos e não com inimigos de guerra.

Com a iniciativa da Quilombo Xis, militantes e ativistas de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Recife adotaram o dia 22 de agosto como dia de luta contra o genocídio do povo negro e também realizarão a marcha em suas respectivas capitais, além de apoios internacionais da Espanha e Estados Unidos. Em Salvador, está confirmada a presença do grupo Olodum, Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, Mães de Maio, Justiça Global, Anistia Internacional, entre outros grupos e organizações.

A Campanha Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto organiza-se em defesa da vida, e desenvolve suas atividades desde 2005, em comunidades periféricas e no sistema prisional pautando o racismo, a violência física e psicológica do Estado  e a preferência do sistema de justiça criminal na captura de negros e pobres. A Reaja é pioneira no debate sobre a desmilitarização da polícia.

Quilombo Xis-Ação Cultural Comunitária
Campanha Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto.

 

Tagged under:

2 Comments

  • Bonfim Costa Sousa Responder

    Camaradas,
    Sou ativista desde sempre contra todo tipo de injustiça. Atualmente estou Pastor do Núcleo Igreja do Salvador; trata-se de uma agremiação Teológica Libertária, recente e que se posiciona incansavelmente contra todo tipo de injustiças principalmente àquelas de caráter religioso. Estarei presente no evento pois acredito que somente a reação organizada é capaz de reduzir e eliminar as injustiças sociais.
    Bonfim Costa Sousa
    Bel.em Teologia/Pastor
    tel.: 8612-7298

  • JANIRIO Responder

    DESEJO Q FAÇAMOS UM CICLO DE PALESTRA MUSICADA EM NOSSA UNIDADE ESCOLAR NO RIO VERMELHO

    janirio luciano – Colegio Estadual Euricles de Matos!!
    Aguardo contato!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.