Escola OiKabum! realiza exposição Ao Pé do Caboclo no Cortejo Dois de Julho 2013

Mostra apresenta fotografias impressas e uma mesa interativa com exibição de vídeos, animações e ilustrações sobre a Batalha

A emoção de participar do cortejo do Dois de Julho será ampliada pela Exposição Interativa Ao Pé do Caboclo, que estará aberta ao público neste 2 de julho, terça-feira, a partir das 10h, na Galeria Oi Kabum! Salvador, dentro do trajeto do cortejo, no Terreiro de Jesus.  Os visitantes poderão conhecer um pouco mais da história da Batalha através de uma mesa interativa, onde alguns personagens (Caboclo, Cabocla, Índios, grupos de protesto etc) terão um botão que disparará fotografias, vídeos, animações e fotoclips sobre a história do Dois de Julho. Além disso, a ambiência da exposição fará com que o espectador se sinta inserido no clima comemorativo do evento.

A mostra, que acontece ao longo de todo mês de julho, integra o ‘Projeto 2 de Julho: Resistência e Identidade Popular’, desenvolvido pela CIPÓ – Comunicação Interativa em parceria com o Oi Futuro, através do Núcleo de Produção da Oi Kabum!. “A exposição tem o intuito de mostrar de forma interativa, educativa e divertida, para alunos, educadores, turistas e demais públicos, a importância dessa data para a Independência da Bahia e do Brasil”, explica a coordenadora geral da Oi Kabum!, Isabel Gouvêa.

A exposição contempla ainda uma coletânea com materiais educativos, site e DVD-ROM sobre o Dois de Julho, buscando ampliar o compartilhamento dos múltiplos significados desta manifestação político-cultural. O público da mostra pode acessar o site (www.cipo.org.br/2dejulho), contendo quatro vídeos, cinco videoaulas, um mapa animado, textos temáticos ilustrados, galerias de fotografias, um guia do educador, além de textos e referências complementares.

Oficinas com Educadores
Ao longo do período da exposição serão realizadas também oficinas de capacitação de educadores para uso da Coletânea Multimídia dentro das salas de aula dos espaços formais e não formais. Serão oito oficinas para atender um total de 320 educadores. A grande novidade dessa exposição é que foi criada para ser itinerante, sendo a mesa interativa desmontável e as fotos feitas para caber em 10 pedestais. O objetivo é criar a mesma ambiência nas escolas públicas que venham a receber a exposição, pois também serão capacitados educadores, durante o período de itinerância. O acesso ao material educativo pode ser feito por educadores de todo o Brasil, através do Site, que disponibilizará download gratuito, desde que citada a fonte, dos produtos da Coletânea.

Sobre o Projeto
O projeto Dois de Julho: Resistência e Identidade Popular, que resultou na exposição, durou oito meses, onde uma equipe de 25 jovens e oito profissionais das áreas de pesquisa, vídeo, fotografia, computação gráfica, webdesign e design desenvolveram os produtos de comunicação do Site e da Coletânea interativa. A equipe cobriu a Festa do Caboclo, na Ilha de Itaparica; a Festa de Dois de Julho (Ato Cívico), em Cachoeira; e o Cortejo do Dois de Julho, em Salvador. Além disso, foram entrevistados historiadores, antropólogos e personagens importantes para os aspectos cívicos, religiosos, políticos, culturais e festivos, que ressaltaram a participação popular desse importante evento, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) como um patrimônio imaterial da cultura baiana.

Integrando os campos da cultura e da educação o projeto, pretende contribuir com a Lei 11.645/08 ao inserir os conteúdos de História e Culturas Afro-Brasileira e Indígena no currículo das escolas brasileiras, com linguagem adequada aos jovens. Este período histórico e seus desdobramentos não são contemplados com a devida relevância nos materiais educativos utilizados nas escolas e nos espaços de formação de educadores. O projeto conta com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.

Sobre a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia
A Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia oferece a jovens de comunidades populares urbanas, estudantes ou egressos da rede pública, formação em cursos de design gráfico, computação gráfica, vídeo, fotografia e webdesign. Com unidades em Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, o programa dura 18 meses e propõe fazer com que os jovens se apropriem das tecnologias da comunicação e da informação em processos criativos, podendo assim atuar nos campos de trabalho artístico e cultural.

 

SERVIÇO:
O quê: Exposição Ao Pé do Caboclo
Data: 02.07.2013 (abertura)
Horário: das 10h às 16h e durante o Cortejo Dois de Julho
Local: Galeria Oi Kabum! Salvador – Terreiro de Jesus, 17 (Pelourinho)
Entrada Gratuita


MAIS INFORMAÇÕES:
CIPÓ – Comunicação Interativa

Contato: Luciano Simões, coordenador executivo (71 3503-4477/4471)

OI KABUM! Escola de Arte e Tecnologia Salvador
Contatos:
– Isabel Gouvêa, coordenadora do projeto Dois de Julho e da Escola Oi Kabum! (71 3345 5657/8122 5068)
– Jean Cardoso, produtor executivo do projeto Dois de Julho e coordenador do Núcleo Oi Kabum! Novos Produtores (71 3345-5657/ 8803 2894).
– Sandra Loureiro, coordenadora pedagógica da Escola Oi Kabum! e do projeto Dois de Julho (71 3345 5657 / 9232 8445)/
– Elza Montal, educadora da Escola Oi Kabum! e coordenadora de fotografia do projeto Dois de Julho (71 3345 5657)
– Bruno Saphira, coordenador de vídeo do projeto Dois de Julho (71 9979 9774)

– Brenda Gomes, assistente de pesquisa (71 8626 1235)

– Agnaldo Passos, fotografias e manipulação de imagens (71 8278 6999)

– Zaine Rheinschmitt, produção de vídeo (71 8290 9060)

 

 

Tagged under:

1 Comment

  • Silvana Hart Responder

    Como sempre vcs estão na frente, com otimas iniciativas e projetos, Parabéns a Bel E a todos da Kabum! admiro demais esse trabalho de vcs.
    AXÈ!

Leave a Reply

Your email address will not be published.