KOINONIA – Encontro de Terreiros

KOINONIA é uma entidade ecumênica de serviço, composta por pessoas de diferentes tradições religiosas, reunidas em associação civil sem fins lucrativos. Em sua vocação diaconal, se compreende como um ator político do movimento ecumênico e que presta serviços ao movimento social. Propõe-se a mobilizar a solidariedade ecumênica e prestar serviços a grupos histórica e culturalmente vulneráveis e aqueles em processo de emancipação social e política. Para isso desenvolve programas de produção do conhecimento, informação e educação, que atuam por meio de redes, em busca de espaços democráticos, que garantem a justiça, os direitos humanos – econômicos, sociais, culturais e ambientais – e a promoção do ecumenismo e do movimento ecumênico e de seus valores libertários em nível nacional e internacional.

Presta serviços e estabelecem alianças com a população negra organizada em comunidades urbanas e rurais, trabalhadores rurais, agentes de solidariedade com pessoas que vivem com HIV/AIDS, e lideranças intermediárias das igrejas. Buscou-se sempre que possível o foco na juventude e nas mulheres, e desenvolveu-se a atuação geográfica prioritária nos municípios da região do Sub-Médio São Francisco; de Salvador – BA; do Vale do Paraíba – SP; e no interior dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Outras alianças naturais que perpassam toda a ação de KOINONIA dizem respeito ao campo das organizações ecumênicas, onde a instituição não só presta serviços como também é um agente político de mobilização e disseminação de valores. A abrangência dos serviços de KOINONIA, devido à sua estratégia de comunicação e ao atendimento às solicitações de assessoria, é nacional e internacional.

Esse ano no dia 25 de maio no Grande Hotel  da Barra , Localizado no Porto da Barra  a partir das 9 horas estamos  fazendo nosso primeiro  reunião  com toda  comunidade  de terreiro  essa  e uma  atividade de monitoramento e articulação realizada por KOINONIA no sentido de apresentar o que a instituição tem feito, levantar demandas de trabalho e debater temas de interesse das comunidades de terreiro ela acontece trimestralmente.

 

Tagged under:

Leave a Reply

Your email address will not be published.