Segunda edição do SIMSOCIAL discute práticas interacionais em rede

O Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade acontece nos dias 10 e 11 de outubro na UFBA

Nos dias 10 e 11 de outubro de 2012, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) recebe a segunda edição do SIMSOCIAL – Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade: Práticas Interacionais em Rede. O evento é idealizado pelo Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, e se destina a promover debates e circulação das pesquisas produzidas sobre as tecnologias digitais e sociabilidade no Brasil e no mundo.

Cinco principais conferências serão apresentadas durante o simpósio: “Conversação em Rededa Prof. Dra. Raquel Recuero (UCPel); “Corpo, subjetividade e tecnologias digitais: usos de redes sociais na educação” do Prof. Dr. Edvaldo Couto (UFBA); “Ser célebre: o anseio por reconhecimento e as estratégias de visibilidade no ambiente virtual” do Prof. Dr. João Freire (ECO/UFRJ); A Comunicação das Coisas. Internet das Coisas e Teoria Ator-Rede” do Prof. Dr. André Lemos (UFBA). A Mesa Redonda “Metodologia de Pesquisa na Internet” conta com a presença da Profa. Dra. Adriana Amaral (Unisinos), Prof. Dr. Marcos Palácios (UFBA), Profa. Dra. Tânia Maria Hetkowski (UNEB) e mediação do Prof. Dr. José Carlos Ribeiro. Também acontecem a apresentação de trabalhos e lançamento de livros.

O SIMSOCIAL 2012 será transmitido na internet através do portal gitsufba.net/simsocial e das páginas oficiais no Facebook (facebook.com/simsocial2012facebook.com/agenciacienciaecultura) que farão a cobertura completa do simpósio. Pelo Twitter o evento poderá ser acompanhado nos perfis @ciencult e @gitsufba com a hashtag #SIMSOCIAL2012.

Histórico
A primeira edição do SIMSOCIAL – Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade, realizada em 2011 reuniu um importante painel sobre a pesquisa em tecnologias digitais e sociabilidade realizada no Brasil. Foram submetidos cerca de 80 trabalhos, originados de 15 estados brasileiros e Distrito Federal: AL, AM, BA, DF, GO, MA, MG, PA, PI, PB, PR, RJ, RS, SC, SP, TO. Isso representou, de modo geral, uma importante articulação realizada no nosso estado, congregando pesquisadores e estudiosos de diversos lugares do Brasil.

Além disso, o evento, por trabalhar a discussão sobre as mídias sociais, conseguiu colocar a hashtag #SIMSOCIAL2011 nos trending topics do Twitter, durante a manhã do dia 14 de outubro de 2011, ampliando o espectro de abrangência do evento – que teve toda a sua programação do auditório transmitida de forma on-line. A clipagem do evento assim como outras informações adicionais estão disponíveis de forma eletrônica em http://gitsufba.net/simposio/.

Durante o SIMSOCIAL 2011 foram realizadas três conferências, proferidas pelos convidados Fernanda Bruno (UFRJ), com o título “O que diz um traço pessoal digital? Monitoramento, saberes e redes sociotécnicas”, Massimo di Felice (USP), com o tema “Redes Sociais na Internet” e Simone de Sá (UFF), com o título “Entretenimento e Redes Sociais”, além de 11 sessões de trabalho, nas quais foram apresentadas 38 comunicações, de forma oral. Realizou-se, ainda, uma mesa-redonda com a temática “Ampliação do uso das Mídias Sociais: desdobramentos possíveis”, onde estiveram presentes os Professores Doutores membros do GITS: José Carlos Ribeiro, Maria Lucineide Fontes e Fabrício de Souza.

 

Serviço:
SimSocial 2012 – Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade
Data: 10 e 11 de outubro
Local: UFBA – Ondina, Salvador, Bahia – Brasil.
Mais informações e programação completa: http://gitsufba.net/simsocial/

 

Tagged under:

Leave a Reply

Your email address will not be published.