Sepromi lança calendário de editais e disponibiliza 695 mil reais para projetos na área de Promoção da Igualdade Racial

A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) publicou no Diário Oficial do último sábado, 02 de junho de 2012, o calendário de Editais. Serão aprovados 20 projetos para o Agosto da Igualdade e a mesma quantidade de propostas para o Novembro Negro. Juntos os dois editais somam um recurso total de 695 mil reais que  será repassado para as entidades selecionadas.

A primeira edição do Edital Agosto da Igualdade marca o reconhecimento que aconteceu em março de 2011, quando a Presidenta Dilma Roussef inseriu no Livro de Aço dos Heróis Nacionais os nomes dos primeiros negros baianos e mártires da Revolta dos Búzios, como heróis da pátria, por liderarem um movimento que ocorreu na cidade do Salvador em agosto de 1798 e tinha como objetivo a implantação de uma República democrática, livre da escravidão, onde haveria igualdade entre os homens pretos, pardos e brancos.

A Sepromi dará apoio técnico-financeiro para projetos e iniciativas que visem a  valorização, preservação, registro e difusão da memória da Revolta dos Búzios e seus heróis: Lucas Dantas, Manoel Faustino, Luís Gonzaga e João de Deus.

Novembro Negro – Presente na agenda política do governo estadual, desde 2007, o edital Novembro Negro se constitui como um marco no mês da Consciência Negra. As propostas inscritas devem ter por objetivo ampliar a promoção da igualdade racial, promoção e defesa de direitos da população negra, além do fortalecimento de povos e comunidades tradicionais.

Com o intuito de garantir a diversidade e o apoio de maneira diferenciada ao perfil de cada proposta selecionada, as entidades interessadas em participar do edital podem se inscrever nas seguintes modalidades: Apresentações públicas e manifestações culturais; Formação em promoção da igualdade racial e Registro e memória.

Para conferir os editais na íntegra e fazer o download dos arquivos clique aqui: Agosto da Igualdade ou Novembro Negro. De acordo com as regras vigentes na minuta dos Editais,  os interessados devem providenciar os documentos solicitados, protocolar na sede da Sepromi [Av. Luís Viana Filho, 2ª avenida nº 250, Conjunto SEPLAN, Anexo B – 1 º Andar], [das 09h às 12h – das 14h às 17h] ou postar a proposta nos Correios, até a data limite de recebimento de cada  projeto que é até o dia 06 de Julho (Agosto da Igualdade) e 31 de Agosto (Novembro Negro)

Link para colocar no nome do Edital –  Agosto da Igualdade – https://docs.google.com/file/d/0B41i77mt_f8BRWw1TUNVRTZTODg/edit?pli=1

Link para colocar no nome do Edital –  Novembro Negro – https://docs.google.com/file/d/0B41i77mt_f8BMkJLLTB2Zzg1ZXc/edit?pli=1

 


Tagged under:

Leave a Reply

Your email address will not be published.