A escritora Cabo-verdiana, Vera Duarte, lança o livro no CEAFRO/CEAO/UFBA


A escritora do Cabo Verde, Vera Duarte, lança o livro A Candidata, da editora Nandyala, na próxima terça-feira, dia 12 de junho de 2012, no auditório Milton Santos do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO-UFBA), às 18h. Nesse romance, a autora revela a vivencia de várias mulheres, seja só ou junto do seu amado, ou ainda, no seio da família ou da comunidade. São mulheres com destinos surpreendentes.


Para o lançamento do livro A Candidata, que recebeu o Prêmio Sonangol de Literatura na Angola (2003), irá participar da Roda de Conversa com a autora Vera Duarte a Doutora em Letras e Linguística, Lívia Natália de Souza Santos juntamente com a Doutora em Letras e Linguística e Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Ana Rita Santiago. Essa obra tem sido objeto de estudos e teses de mestrado em diversas universidades estrangeiras. É uma obra de referência para a prosa literária e uma produção essencial para o enriquecimento da literatura e importante contributo para a pesquisa na área de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, como afirma a pesquisadora Aparecida de Fátima Benevenuto.

Vera Duarte, nasceu na Ilha de São Vicente, Cabo Verde. Além de ser escritora atua na alta magistratura jurídica. É Juíza Desembargadora e exerceu até março de 2010 as funções de Ministra da Educação e Ensino Superior. Foi Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania, Conselheira do Presidente da República e Juíza Conselheira do Supremo Tribunal de Justiça, entre outros cargos.

Como escritora, estreou com a publicação Amanhã Amadrugada, uma obra poética em 1993, com mais poesia veio O Arquipélago da Paixão em 2001 ePreces e Súplicas ou os Cânticos da Desesperança em 2005. A Utopia – temas e conferência sobre direitos humanos, (ensaio, 2007). Também tem uma variada colaboração em prosa e poesia em jornais, revistas e obras coletivas nacionais e internacionais.

Na organização do lançamento do livro de ficção A Candidata, na cidade de Salvador, na Bahia/BR, estão a loja Katuka Mercado Negro, o CEAFRO programa de educação para igualdade racial e de gênero do CEAO/UFBa e a editora Nandyala, e ainda contam com o apoio da Sequilo Tentação.

SERVIÇO
O Quê: Lançamento o livro A Candidata de Vera Duarte
Quando: 12.06.2012 (terça-feira)
Onde: Auditório Milton Santos do Centro de Estudos Afro-Orientais – CEAO/UFBA
Horário: 18h
Valor: R$25,00

Contatos:
Camila de Moraes – Ass. de Comunicação do CEAFRO/CEAO/UFBa
DRT. 14.833/RS
Tel. – (71) 3283.5520 ou (71) 8127.7035
Renato Carneiro – Katuka Mercado Negro
Tel. – (71) 3321.0151 ou (71) 8791.5829

 

Tagged under:

Leave a Reply

Your email address will not be published.