Quilombo Rio dos Macacos: Sessão Regimental pela Eliminação da Discriminação Racial

A sessão da Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador lembrará a passagem do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Na tarde da quarta-feira, 21 de março, a Câmara Municipal de Salvador irá comemorar o Dia Internacional da Luta Pela Eliminação da Discriminação Racial com uma sessão solene regimental, promovida pela Comissão da Reparação. Para abordar o tema de forma atual, a vereadora Marta Rodrigues (PT), presidenta da comissão, irá tratar da situação dos povos quilombolas, com foco na situação vivida pela população da comunidade de Rio dos Macacos, que se encontra em iminência de ser expulsa de seu território pela Marinha do Brasil.


Para debater a situação dos quilombolas, foram convidadas diversas instituições, como a Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia – SEPROMI, Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra – CDCN, Fundação Palmares, Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais – AATR, Defensoria da União, IBAMA, Incra-BA e a Marinha do Brasil. Além das organizações, a sessão, que acontecerá às 15 horas, no Plenário Cosme de Farias, contará com a presença de integrantes do Quilombo Rio dos Macacos e da sociedade civil.

Para a vereadora Marta Rodrigues, a situação atualmente vivida pela comunidade de Rio dos Macacos é emblemática. “Visitamos o quilombo no domingo (18) e percebemos que a situação é de um desrespeito e de uma discriminação pior do que imaginávamos. Os quilombolas, inclusive centenárias senhoras que vivem na área desde nascidas, são frequentemente desrespeitados dentro do seu próprio espaço”, contou a vereadora. De acordo com Marta, o que passa na comunidade de Rio dos Macacos não costuma ser exceção. “Por isso, precisamos continuar na luta pela demarcação e titulação dos nossos quilombos”, afirmou.

Gabinete da Vereadora Marta Rodrigues
Assessoria de Comunicação
71 8225 7462 | 3320 0120
jornalismo@martarodrigues.com.br

 

Tagged under:

Leave a Reply

Your email address will not be published.