Alice Walker confirma presença na 1ª Bienal do Livro e da Leitura

1ª Bienal do Livro e da Leitura acontece de 14 a 23 de abril na Esplanada dos Ministérios e apresenta uma ampla programação que tem como destaque a vinda de grandes nomes da literatura mundial, como Alice Walker, escritora e ativista afro-americana, ganhadora do Prêmio Pulitzer de ficção por “A Cor Púrpura” (1982).

Na obra, Walker retrata a realidade de uma mulher negra do sul dos Estados Unidos, que mesmo quase analfabeta, escreve cartas a Deus e à irmã desaparecida. A dura realidade em um misto de tristeza, opressão, posteriormente imortalizada nas telas pela atriz Whoopi Goldberg, em adaptação para o cinema sob direção de Steven Spielberg (1985).


A autora já havia escrito “De amor de desespero” (1967), uma coletânea de contos de várias mulheres negras do sul dos Estados Unidos, o que reafirma seu engajamento pelos direitos dos negros e mulheres na luta contra o apartheid e a mutilação genital feminina em países africanos.

No dia 20 de abril, Alice Walker ministrará palestra na Bienal, onde vai abordar a estreita relação entre sua obra e a ideologia em prol da defesa de minorias.

Mais informações no site www.achabrasilia.com

Tagged under:

1 Comment

  • ana jose alves Responder

    olá pessoal que boas novas e boas vindas a Alice Walker, parabéns a organização e por estar trazendo essa ilustre persona.
    Excelente Bienal.
    Afro abraço – Ana José – EXECUITVA NACIONAL DO FÓRUM DE MULHERES NEGRAS-FNMN

Leave a Reply

Your email address will not be published.