Radiodifusão Comunitária será discutida durante Congresso Estadual em Salvador

Acontece nos próximos dias 27 e 28 de janeiro, na sede da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Itapuã, o X° Congresso Estadual de Radiodifusão Comunitária. O evento, que é promovido pela Associação Baiana de Radiodifusão Comunitária (Abraço) e conta com o apoio e parceria de secretarias e instituições do Governo do Estado, terá como tema central Rádio da Comunidade: direito de todos e financiamento público.

Em entrevista à TV Seplan, veiculada nesta sexta-feira (20), o mestre em Comunicação e coordenador executivo da Abraço, Jonicael Cedraz, fala sobre o papel da rádio comunitária, da relação das rádios comunitárias com a sociedade e com os poderes públicos e das demandas que poderão se tornar políticas públicas de comunicação.


De acordo com Jonicael, é importante que a rádio comunitária seja um instrumento de comunicação neste novo cenário de convergência tecnológica e mundo digital. Segundo ele, existem hoje mais de quatro mil emissoras comunitárias no país, de baixa potência, utilizadas como veículos privados. A Bahia é o quarto estado com o maior numero de rádios comunitárias do país, cerca de 300, e, para Cedraz, também precisa democratizar o espaço da comunicação, na construção de um modelo híbrido, entre a sociedade e o estado, reduzindo a presença do rádio como mercadoria.

Jonicael diz ainda que é preciso retomar o que pertence à sociedade, o que está não mão de grupos e instituições privadas, para que uma rádio comunitária possa ser realmente criada pela comunidade, com a população se educando para produzir os conteúdos necessários aos desafios do seu cotidiano.

A  TV Seplan é uma iniciativa da Secretaria do Planejamento que visa dar transparência aos fatos e dados recentes do planejamento no estado e pretende evitar distorções conceituais, técnicas e analíticas sobre estudos, pesquisas e tendências relacionadas à economia baiana. O canal da TV Seplan está disponível no Youtube  (www.youtube.com/tvseplan) e no site da Secretaria do Planejamento (www.seplan.ba.gov.br).

Assessoria de Comunicação
Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia
Av. Luis Viana Filho, 2ª avenida nº250 – CAB
CEP 41.745-003 | Salvador – Bahia
comunicacao.seplan@seplan.ba.gov.br
(71) 3115-3559 | (71) 3115-3948

Tagged under:

1 Comment

  • Atalito Batista Responder

    Precisamos de espaço na matriz de programação da rede educadora de rádio e tv, para isso pedimos apoio à FIS IP – Fórum da Igualdade Social – Inprensa Popular / ABRAÇO.
    Estou criando a cooperativa de comunicação social – CooSPD-Jr | Comunicação e a Fundação / Clube de Amigos(a) do Salvador – O Protetor(CLCRMRQ-SPD).
    Como conseguir espaço?
    Solicito apoio – ao Festival Tatú de Ouro – mostra de documentários, seminárioos e filmes afr’ índio abençoado – cristão.

Leave a Reply

Your email address will not be published.