Jovens de todo mundo se preparam para 6º Congresso Mundial Juvenil 2012 no Rio de Janeiro

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de políticas sustentáveis para a juventude de todo o planeta, será realizado de 4 a 13 de junho, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), Brasil, o 6º Congresso Mundial Juvenil 2012. Para participar do evento é necessário fazer inscrição e ter entre 18 e 30 anos de idade.

Para os jovens brasileiros que queiram participar do Congresso, as normas são diferentes. Como nas edições anteriores, o país anfitrião tem direito a mais quantidade de vagas para a participação de delegados.

A data limite para inscrição dos brasileiros também é diferente dos demais. Os delegados de outros países têm até o próximo dia 31 para preencher e enviar o formulário disponível no sítio do evento (http://wycrio2012.org).  Para os brasileiros, o prazo será maior, com previsão de ir até março. A participação só será concluída após o envio de um e-mail de confirmação.

O Congresso é feito por jovens e para jovens. A ideia é reunir jovens de várias partes do mundo para discutir e responder à pergunta: “Qual o papel mais efetivo que os jovens podem jogam na sustentabilidade?”. Além disso, os participantes debaterão sobre ações de desenvolvimento sustentável liderado por jovens e planejarão estratégias para conseguir alcançar os jovens após 2015 (ano estabelecido pelos governos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio).

No caso da edição que acontecerá no Brasil, os jovens aproveitarão para contribuir com as discussões da Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a qual ocorrerá na cidade brasileira entre os dias 20 e 22 de junho.

Histórico
A ideia de realizar o Congresso Mundial de Jovens nasceu em 1997, após a realização da Cúpula da Terra Rio+5 que deixou muitos insatisfeitos com as propostas de desenvolvimento. O Primeiro Congresso Mundial de Jovens foi concebido, então, como uma espécie de Cúpula da Terra de Pessoas Jovens. Realizada em 1999, a primeira edição se desenvolveu no Havaí com um processo amplo de identificação de prioridades para o novo milênio que estava por vir.

Para mais informaçõesamericas@wycrio2012.org

Fonte: Adital / Karol Assunção

Tagged under:

1 Comment

  • anderson Responder

    ola sou delegado de juventude do estodo ceara e queria saber se ainda posso me escrever
    para participar do forum.

Leave a Reply

Your email address will not be published.