Bloco afro “Os Negões” inicia comemoração pelos seus 30 anos com programação especial

Entre as atividades estão ensaios culturais no Pelourinho e um projeto especial que percorrerá bairros da cidade

Em 1982, surgia no Carnaval da capital baiana um bloco afro que tinha como particularidade a altura de seus fundadores (1,80m) e a determinação de que todos aqueles que saíssem no bloco também tivessem a mesma altura. O tempo passou e a regra de participação não existe mais. Hoje, o que prevalece no bloco é a alegria e o papel social que a Associação Cultural Os Negões desempenha nestes 30 anos de história.


Para celebrar o aniversário que ocorrerá em fevereiro de 2012, a Associação Cultural já começou a “esquentar os tambores” com uma programação especial denominada “Bodas de Pérola Negra: 30 anos”. A partir de novembro até a semana que antecede o Carnaval 2012, todos os sábados serão dedicados aos Ensaios Culturais de Rua da banda afro “Os Negões”, no Largo do Monte Belém (Avenida Vasco da Gama), com entrada gratuita.

O bloco afro também realizará ensaios especiais na Praça Quincas Berros D’Água (Pelourinho) nos dias 18/11, 02 e 16 de dezembro. No próximo ensaio, dia 18, a banda receberá como convidado especial a ala de canto do bloco Ilê Aiyê. Em paralelo aos ensaios, a associação realizará o projeto Bairro a Bairro. A primeira localidade a receber o projeto será o Nordeste de Amaralina, no próximo domingo (13), a partir das 10h. Na ocasião, a comunidade participará da exibição de vídeos educativos, de um bate papo com integrantes da associação sobre identidade negra e do show gratuito da banda percussiva.

Além disso, no próximo dia 17 (quinta-feira), “Os Negões” realiza o evento “Viva Zumbi!” – atividade alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) -, na Praça dos Artistas (Engenho Velho de Brotas), às 19h, gratuitamente.

“Com essas atividades e ações estamos aquecendo os tambores para a comemoração dos nossos 30 anos. Inclusive, a palavra que resume essa trajetória dos Negões é fortalecimento. Nos tornamos mais fortes a cada década, tanto do ponto de vista de um grupo carnavalesco, como do ponto de vista de uma associação que promove ações sociais nas comunidades. Hoje, somos mais de 200 integrantes que se dedicam para colocar o bloco na rua e para valorizar a identidade negra”, disse o presidente do bloco, Paulo Roberto Pereira.

Fest Negões e Negro Lindo
Já foi dada a largada para a realização da 6ª edição do Festival de Música e Arte da Associação Cultural Os Negões (FestNegões). O evento do bloco acontecerá no dia 26 de novembro, no Pelourinho, e reunirá a escolha do Negro Lindo (concurso de beleza masculino que elege o mais belo representante da raça negra) e a escolha da música tema do Carnaval 2012 do bloco afro.

As inscrições já foram abertas e são gratuitas. Para concorrer na escolha da música tema, nas categorias Samba Tema e Samba Poesia, o (a) candidato (a) deve se inscrever na sede do bloco (Avenida Vasco da Gama), das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, munidos de: identidade e CPF; 10 (dez) cópias legíveis da letra da composição digitadas na impressão de ofício A4, com espaçamento de 1,5 e fonte Arial e um CD com a gravação do ritmo que a música será interpretada. As duas composições musicais mais pontuadas de cada categoria receberão um prêmio no valor de R$ 500 para o primeiro lugar e R$ 250 para o segundo.

Para o concurso Negro Lindo, o candidato deve ser maior de 18 e comparecer à sede do bloco para realizar a inscrição. Os candidatos serão escolhidos mediante uma entrevista, onde serão levados em conta pontos importantes de conhecimento histórico e cultural da comunidade negra, incluindo questões da agenda da luta do povo negro do Brasil. O vencedor vai representar o bloco no Carnaval 2012 e em todos os eventos que forem realizados durante o ano, além de uma premiação em dinheiro. As inscrições para a escolha da música tema e do Negro Lindo vão até 22 de novembro.

Histórico
O Bloco Afro “Os Negões” foi criado por um grupo de militantes, artistas e esportistas que frequentavam juntos as festas de largo de Salvador, mas no Carnaval sempre se dividiam entre os diversos blocos afro da cidade. Para não continuarem separados durante a folia, decidiram criar o bloco Os Negões de 1,80m. Em 1995, passaram a permitir o ingresso de mulheres e homens com menos de 1,80m de altura Em 2000, o bloco criou o Fórum das Entidades Negras, juntamente com Ilê Aiyê, Muzenza e Male Debalê. Durante o ano, a Associação Cultural “Os Negões” oferece curso pré-vestibular em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e mantém projetos, que envolvem alfabetização de jovens e adultos, oficinas de dança e percussão.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa: Juliana Dias DRT 3870-BA
(71) 8846-3536 / 9252-0341

Fontes:
Paulo Roberto Pereira, presidente: 8765-2682
Walmir França, fundador e diretor executivo: 8607-7571

Tagged under:

1 Comment

  • ARYGIL CERQUERA Responder

    É ISSO AI NEGÕES BOLA PRÁ FRENTE E DESDE JAH UM HAPPY BIRTHDAY TO YOU E UM CARNAVAL DE 2012 DE MUITO SUCESSO
    UM CICLOABRAÇO

Leave a Reply

Your email address will not be published.