Salvador reúne 1,2 mil mulheres para elaboração de políticas públicas

Combate à violência e promoção da autonomia pessoal são as principais demandas do segmento feminino

Políticas públicas de enfrentamento das desigualdades entre homens e mulheres no mercado de trabalho, combate à violência contra as mulheres, erradicação da pobreza, a presença feminina dos espaços de poder e decisão, entre outros assuntos, estarão em debate de 12 (sábado) a 14 (segunda) deste mês, em Salvador. Realizada no Centro de Convenções, a 3ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres reunirá 1,2 mil baianas, representantes de diversas regiões.

O evento, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) é resultado da mobilização de 250 municípios e de debates promovidos em 18 encontros territoriais. A abertura contará com a presença da ministra Iriny Lopes (Mulheres), dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência), Afonso Florense, (Desenvolvimento Agrário), do governador Jaques Wagner, da secretária da SPM, Vera Lúcia Barbosa, entre outras autoridades, movimentos sociais e organizações da sociedade civil.


As discussões acontecem no momento em que a Bahia assume a segunda posição no ranking nacional de atendimentos do Ligue 180, serviço mantido pela Presidência da República, que presta informações e recebe denúncias de violência contra as mulheres. De janeiro a junho deste ano, foram 32.044 atendimentos envolvendo mulheres baianas. Só perdemos para São Paulo, que lidera com 44.499 casos. Outro dado importante é que nos casos de agressão, em 72% das situações, os agressores são os cônjuges das próprias vítimas.

A situação revela a necessidade de efetivar ações que, além de garantir a redução da violência, possibilitem às mulheres o nível de autonomia pessoal plena. Isso passa pela promoção da autonomia econômica, saúde integral, espaço político, equidade salarial com relação aos homens, dentre outras questões. Tudo isso será objeto de discussão no evento, que tem como objetivo final a construção do 3º Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, a ser executado nos próximos anos.

Serviço
O quê: 3ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres
Quando: 12 (sábado) a 14 (segunda) de novembro de 2011
Onde: Centro de Convenções – Salvador/BA
Quem participa:
– Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa;
– Governador do Estado, Jaques Wagner;
– Ministra Iriny Lopes (Mulheres); Ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência);
– Mulheres de várias regiões da Bahia, eleitas nas Conferências Territoriais;
– Entidades e movimentos feministas, organizações da sociedade civil em geral.

Assessoria de Imprensa – 71 3117-2819
Kleidir Costa – 71 8224-2737 / Paula Fróes – 71 8240-2729

Tagged under:

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.