Brinquedoteca Quilombo XIS, campanha de arrecadação

A cultura é um valor inerente ao ser humano, é o que nos faz humano, a experiência de transformar a natureza, a nossa condição de seres históricos é inerente a qualquer pessoa dentro da sociedade.

Por isso nosso trabalho consiste em garantir o acesso aos bens e serviços culturais às populações confinadas, estimulando esses sujeitos a criação de ambientes culturais de solidariedade em que seus atributos natos de cultura e humanidade possam ser exercidos.

A cultura das crianças é uma linha de ação cultural importante em qualquer política de cultura, pública ou privada.

A cultura das crianças baseia-se no respeito ao universo infantil, na memória e patrimônio imaterial que repousam em brincadeiras, construção de brinquedos, folguedos, cirandas cantigas de roda que são linguagens exercidas pelas crianças para se comunicarem dentro da sociedade.


As crianças que tem seus pais ou mães confinados tem o direito de participar de um ambiente em que sua cultura seja respeitada, em que o universo infantil seja valorizado e construa fontes de dialogo e bases para construção de outras relações entre os familiares separados judicialmente.

E é nessa perspectiva que a QULIMOBO Xis (Ação Cultural Comunitária) desenvolve essa campanha de arrecadação de brinquedos, no sentido de montar uma brinquedoteca itinerante que possa levar esse universo infantil para dentro do sistema prisional garantindo a essas crianças o direito a cultura e a humanização dos espaços.

Tagged under:

3 Comments

  • Pingback:Brinquedoteca Quilombo XIS, campanha de arrecadação | Africas

  • cristiane santos Responder

    Gostaria de parabenizar as pessoas sensíveis,envolvidas nesta ação de cidadania,devolvendo o direito das crianças, de poder viver o seu período dignamente,brincar de ser criança,mesmo no mundo confuso, em que a inocência acaba dando as suas pinceladas,transformando-as rapidamente em artistas, na arte de sobreviver diante da realidade.

    Sucesso.

  • DAIANE MASCARENHAS Responder

    OLA….
    PARABENS PELO PROJETO DA BRINQUEDOTECA!!!!
    SOU PROFESSORA, ARTESÃ E GOSTARIA DE SABER COMO PARTICIPAR DO PROJETO, POIS A BRINQUEDOTECA É UMA DAS MINHAS PAIXOES.
    AGUARDO CONTATO.
    SUCESSO

Leave a Reply

Your email address will not be published.