MinC lança prêmio que reconhece práticas artísticas de pessoas com deficiência

Até o dia 30 de setembro estarão abertas as inscrições para o Concurso Público Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011 – Edição Albertina Brasil – ‘Nada Sobre Nós Sem Nós’, patrocinado pela Petrobras, com o apoio da Lei Rouanet.  A iniciativa é da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC), em parceria com a Escola Brasil. O edital foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 2 (Seção 3, pág. 15).

Serão premiadas 30 iniciativas culturais – que já tenham sido realizadas -, no valor de R$ 12,5 mil cada uma, nas categorias de Expressões Artísticas (20 prêmios, quatro para cada região do país) e de Acessibilidade (10 prêmios, sendo dois para cada uma das regiões brasileiras).


No caso da primeira categoria, poderão participar pessoas físicas com deficiência; grupos informais com, pelo menos, um artista com deficiência; e instituições de direito privado, sem fins econômicos, envolvidas com expressões culturais, e que apresentem pelo menos um artista com necessidades especiais.

Na segunda categoria (Acessibilidade), poderão concorrer os três grupos de candidatos já mencionados, com a ressalva de que poderão ter, ou não, em sua composição, pessoas com deficiência.

Em sua primeira edição, o Concurso Público Prêmio Arte e Cultura Inclusiva  presta uma homenagem a Albertina Brasil Santos, ativista com deficiência visual e pioneira na Administração Pública Federal, quando servidora da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Ela sensibilizou esferas de governo e comunidades culturais para a promoção do talento das expressões de artistas com deficiência.

As inscrições só poderão ser feitas via Correios, por meio de carta registrada, em envelope identificado com a seguinte inscrição: Prêmio Arte e Cultura Inclusiva 2011 – Edição Albertina Brasil – “Nada Sobre Nós Sem Nós”, Escola Brasil. SRTVN- Quadra 702-Sala 4033- Edifício Brasília Rádio Center. Brasília-DF CEP: 70719-900 Caixa Postal 2440.

Veja o edital em PDF

(Marcos Agostinho, Ascom/MinC)

Raquel Galvão
Representante Territorial de Cultura – Extremo Sul
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – Superintendência de Cultura
(73) 8806-0218 / (73) 3291-3518
raquel.galvao@cultura.ba.gov.br

 

 

Tagged under:

1 Comment

  • Jorge Responder

    Muito bom o projeto!! Tenho um amigo que vai adorar participar!! Promover a integração social faz bem para todos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.