Ana Célia Silva lança, dia 24/8 o livro “A Representação Social do Negro no Livro Didático:O que mudou? Por que mudou?”

No dia 24 de agosto de 2011 (quarta-feira) acontece o lançamento do Livro A Representação Social do Negro no Livro Didático: O que mudou? Por que mudou?, pela editora Edufba, da professora Dra. Ana Célia da Silva, no auditório Milton Santos, do Centro de Estudos Afro-Orientais, CEAO/UFBa, Praça Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho, às 17h, com entrada franca.

A obra trata sobre a identificação dos determinantes de transformação da representação social do negro no livro didático, como a convivência. A professora,  afirma que o trabalho é de grande importância na formação das professoras/es, para que as diferenças fenotípicas e culturais possam ser vistas sem estigmas e hierarquias.


Autora dos livros A Discriminação do Negro no Livro DidáticoDesconstruindo a Discriminação do Negro no Livro Didático, também da editora Edufba, Ana Célia dá continuidade no trabalho desenvolvido sobre questão racial e educação, desde os anos 80, pois acredita que através do diálogo é capaz de haver a inclusão de temas desconstrutores da discriminação, subordinação e exclusão do outro. Ela revela que, “quando as diferenças forem vistas com todas as suas possibilidades de troca e enriquecimento da identidade se terá condições reais de construir uma democracia social e racial”.

Ana Célia é professora Titular em exercício na Graduação e no Mestrado em Educação e Contemporanidade do Departamento de Educação do Campus I da UNEB e também é Membro Titular do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. Já recebeu diversos títulos e homenagens em reconhecimento de sua trajetória de pesquisadora e militante, tais como: o Troféu Clementina de Jesus, da UNEGRO, o Certificado em reconhecimento a excelência de mulheres que se destacam na luta pela construção de uma sociedade mais justa e mais igual, entre outros. Atualmente pretende desenvolver o projeto Convivendo com as Diferenças para crianças das séries iniciais.

Serviço
O quê: Lançamento do Livro A Representação Social do Negro no Livro Didático:
O que mudou? Por que mudou?
Quando: 24 de agosto de 2011 (quarta-feira)
Onde: Auditório Milton Santos, do Centro de Estudos Afro-Orientais, CEAO/UFBa, Praça Inocêncio Galvão, 42, Largo Dois de Julho.
Horário: 17 horas
Valor do livro: R$ 25,00 (vinte e cinco reais)
Entra Franca. No encerramento do lançamento do livro haverá um coquetel.

CONTATO
AI do Ceafro/UFBa
Camila de Moraes
Reg: 14.833
Tel.: (71) 3293.5520 à tarde ou (71) 8127.7035
SSa, 17/0/2011

 

 

Tagged under:

6 Comments

  • ProfªJosiane Climaco Responder

    Profª Ana Célia merece todo respeito pela sua luta e comprometimento com a Educação e nossa comunidade. Parabéns

  • JORSY Responder

    PARABÉNS PROFESSORA ANA CÉLIA! EU SOU DE AMARGOSA E TB SUA FÂ. ADORARIA ESTAR PRESENTE NO LANÇAMENTO DO LIVRO. TENHO CERTEZA Q SERÁ SUCESSO! AFROabraços!!
    JORSY

  • Pingback:Ana Célia Silva lança, dia 24/8 o livro “A Representação Social do Negro no Livro Didático:O que mudou? Por que mudou?” | Africas

  • Ubiraci Santos Responder

    Olá Professora Ana Célia, primeiro gostaria de parabenizá-la pela constante preocupação sobre a temática: “representação do negro em livros didáticos”. E ao mesmo tempo informá-la que uma das fontes de referência utilizada na públicação da Coleção História e Cultura Afrobrasileira e Indígena foi de sua autoria. Fato este que abrilhantou a citada Coleção.

    Atenciosamente,
    http://www.tecnologiasocial.tk/

  • Eliane Cabral Responder

    Olá professora Ana Celia,sou admiradora do seu trabalho. És exemplo de luta incansável,na tentativa de provar q nos negros temos nosso valor e q estamos ocupando nosso espaço como qualquer outro cidadão.A representação do negro no livro didático é meu tema de final de curso,um espetáculo seus livros.Ainda ñ consegui adquirir esse do lançamento do dia 24/08,por ñ encontrar.Parabéns mas uma vez seu lanãmento será um sucesso,com esse titúlo tão interessante.Abraço.

  • MARVALDA QUINTILIANA SLVA Responder

    Olá professora Ana sou admiradora do seu trabalho e apaixonada pelo seu livro “A discriminação do negro em livro didático”. Fiz meu artigo usando seu livro e com certeza esse novo livro deve ser muito bom, quando eu for à Salvador vou adquirir esse livro. Espero que o lançamento seja um sucesso.

    atenciosamente, Marivalda.

Leave a Reply

Your email address will not be published.