Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais: História e Historiografia

De 10 a 14 de agosto, Salvador sedia o Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais: História e Historiografia que vair reunir na Universidade Federal da Bahia – Campus UFBA – Ondina, pesquisadores e estudiosos que estudam e pesquisam esta Instituição, mas que também usam as fontes inquisitoriais para aprimorar outros campos do saber sobre a sociedade moderna e contemporânea.

Pela manhã acontecem os Simpósíos Temáticos com temas como ‘Inquisição e a escravidão’, ‘Demonologia e ação inquisitorial’, ‘Relações de Poder, ‘Conflitos sociais e Inquisição na América Portuguesa’. Podem participar graduandos, professores, mestres e doutores que apresentarão as pesquisas desenvolvidas em cada uma dessas linhas.

Na parte da tarde acontecem as mesas redondas com temas como ‘O (cripto) judaismo no feminino intolerãncia e hibridismo religioso no mundo ibero atlãntico’, ‘Inquisição na Bahia’, ‘Aspectos da vida cotidiana apontados pelas fontes inquisitoriais’. Dentre os palestrantes estão Luiz Mott, Lina Gorenstein, Ângelo Adriano Faria de Assis, Sonia Siqueira, Marcia Eliana Alves de Souza e Mello, Suzana Bastos Mateus.


No dia 14 de agosto, a partir das 9h30, acontece a conferência ‘Dissidência numa terra de liberdade: buscando vozes do povo na documentação inqusitorial”, proferida por Stuart Schwartz, PhD pela Universidade de Columbia, professor titular de história na Universidade de Yale e editor da Cambridge History of Native People of Americas e da Hispanic American Historical Review. Entre vários estudos, publicou Burocracia e sociedade no Brasil Colonial (Brasiliense, 1978), Escravos, roceiros e rebeldes (Edusc, 2001) e As excelências do governador(co-organizador, Companhia das Letras, 2002).

Programação completa no www.ufrb.edu.br/simposioinquisicao/

Simpósio Internacional de Estudos Inquisitoriais: História e Historiografia
Onde: Universidade Federal da Bahia – Campus UFBA – Ondina
Quando: de 10 a 14 de agosto
Informações: www.ufrb.edu.br/simposioinquisicao e simposioinquisicao@gmail.com

Contato para entrevistas: 9148-1967 (Suzana Severs), 8224-5788 (Marco Antonio), (75) 3425-2931

Jornalista responsável: Marjorie Moura (Registro profissional 1483-Ba)

 

Tagged under:

Leave a Reply

Your email address will not be published.