BaianaSystem no Música no Parque

A banda BaianaSystem se apresenta gratuitamente no dia 10/07 (domingo), às 11h, no Parque da Cidade. Uma das marcas dos shows do grupo é a liberdade de improvisação tanto no instrumental, quanto nas letras.

Formada em 2009, o BaianaSystem conta com Russo Passapusso nos vocais, Roberto Barreto comandando a guitarra baiana, Marcelo Seco  no baixo, Wilton Batata  na percussão e o Dj Chico Corrêa  no live P.A. Durante o show será comercializado um CD promocional gravado na China que será vendido por R$5.

Sobre a banda
A Bahia exporta para o mundo o som produzido pela guitarra baiana. E é para mostrar as novas possibilidades sonoras do instrumento popularizado no Carnaval de Salvador que, há dois anos, o BaianaSystem produz uma música urbana com influências das culturas brasileira, africana e jamaicana.


Nas mãos de Robertinho Barreto, idealizador do projeto, a guitarrinha dialoga de forma harmônica com as sonoridades africanas e com a liberdade e psicodelia do dub. O instrumento se renova e interage com as bases trabalhadas e mixadas por Chico Correa. Em todas as músicas produzidas pelo grupo há inserções de sons e efeitos com liberdade de improvisos.

O vocal também é especial. Na voz de Russo Passapusso, o BaianaSystem explora novas possibilidades de timbragens e de interação com a produção das bases rítmicas dos sound system`s. Essa linguagem e a filosofia das “colagens” dos sistemas de sons, do recriar a partir do existente, tornam o desafio do grupo.

BaianaSystem tem um formato que possibilita diversas combinações, “sistemas”. Com isso, amplia a ideia de sound system`s para novas timbragens, estéticas e formações musicais. A base do grupo, no entanto, vem sendo preparada pelo núcleo formado pelo guitarrista Robertinho Barreto, o vocalista Russo Passapusso, o baixista e também produtor do disco Marcelo Seco, o percussionista Wilton Batata e o DJ/Produtor Chico Corrêa (bases e mixdubs).

Tagged under:

Leave a Reply

Your email address will not be published.