III Congresso da Cultura e Religião Yorùbá: Os Agudás

Entre os dias 11 a 13 de agosto em Minas Gerais ocorrerá o III Congresso de Cultura e Religião Yorubá.  O Congresso objetiva tratar da questão dos AGUDÁS. Os africanos trazidos como escravos para o Brasil e que aqui tiveram filhos, e que por conta própria retornaram aos seus países de origem, com esse filhos passaram a ser  chamados de AGUDAS.  São histórias de luta, superação e obstinação naquilo que se deseja. Grande parte das pessoas desconhecem esse lado da história pois, a escravidão mostra sempre sua pior face.

O termo AGUDÁ, era a denominação dada àqueles que retornaram aos seus países de origem após terem saído como escravos. O seu retorno a África principalmente a Nigéria e Republica de Benin foi marcado por muita mudança. Eles, os AGUDAS, logo criaram os seus bairros que até hoje se chamam de Brazillian Quater, Popo Aguda ou Popo onde praticavam a cultura brasileira. Isso realmente mudou o cenario social e economico destes paises.


Os brasileiros ou AGUDAS como são chamados levaram também consigo as modas brasileiras, comidas brasileiras (cocada, farofa e.t.c), tecnicas brasileiras de agricultura entre outros.Hoje em alugns países africanos como Nigéria, Togo, República do Benin, há vários brasileiros filhos de escravos retornados e que ainda preservam os nomes brasileiros e várias práticas culturais brasileiras. Com base nestes fatos, fica evidente que a questão de intercâmbio Brasil-África é mais remota do que muitas pessoas supõem. Convêm agora lapidarmos e aprofundarmos melhor estes laços historico-culturais.

Será realizado nas cidades de Nova Lima e Belo Horizonte no estado de Minas Gerais o III Congresso de Cultura e Religião Yorubá que reunirá personalidades referenciais da cultura afrobrasileira e africana, sendo um espaço de troca de saberes e experiências. Serão 03 (três) dias de eventos sendo 01 (um) dia em cada uma das cidades mencionadas e encerramento na cidade de Belo Horizonte.

Mais informações no site  http://institutoyoruba.org/plus/modulos/conteudo/?tac=Congressoyoruba2011

Tagged under:

3 Comments

  • Omi Gbadé Melissa Responder

    gostaria de estar neste comgresso para aprender mais sobre esta minah religiao

  • Negra jêje Responder

    o evento cobre algum custo? como será o processo de inscrição?
    grata,
    Negra Jêje
    Casa do Boneco de Itacaré

    • DjBranco Responder

      Lá no site deles tem todas as informações para inscrições.

Leave a Reply

Your email address will not be published.