“Esta Bahia nunca mais” – livro e exposição fotográfica de Wandaick Costa


O registro fotográfico do movimento popular ocorrido em Salvador, no mês de maio do ano de 2001, virou livro e será lançado junto com uma exposição na próxima sexta-feira, dia 3 de junho, na reitoria da UFBA, às 16h. “Esta Bahia nunca mais” é a união das imagens registradas pelo repórter fotográfico Wandaick Costa, que retratam o grande movimento popular ocorrido há 10 anos na capital baiana. O livro já pode ser adquirido antes mesmo do lançamento pelo site de compras http://www.estabahianuncamais.com.br/, onde também pode ser conferido o conteúdo da publicação.

Protagonizado pelo movimento estudantil, sindicatos de trabalhadores, parlamentares e militantes dos partidos políticos de esquerda, o movimento exigia a punição exemplar aos responsáveis pela comprovada violação do painel eletrônico do Senado da República na votação que levou a cassação do senador Luiz Estevão, em 14 de junho de 2000.

As manifestações em Salvador resultaram em cenas de violência e desrespeito às pessoas e instituições como a UFBA. Em consequência da abordagem policial, a situação ganhou repercussão nacional e apoio de diversos setores da sociedade. As ações chegaram a envolver milhares de pessoas, que se somavam ao longo de cada ato. As cenas chocaram o país e a indignação prevalece até os dias de hoje.

Sinopse
Não estávamos no período da ditadura militar, mas a repressão sofrida por estudantes, movimentos sociais e políticos de esquerda parecia com este regime antidemocrático vivido pelo país na sua história recente. Uma série de fatos marcou o mês de maio de 2001, quando a sociedade baiana foi às ruas, inicialmente, em protesto ao caso da violação do painel do senado e contra o cenário político da época. O livro “Esta Bahia nunca mais” conta ainda com textos de participantes do referido movimento e personalidades convidadas, que expõem opiniões e críticas em relação ao ocorrido.

Serviços
O quê: Lançamento do livro e da exposição “Esta Bahia nunca mais”
Quando: Sexta-feira, dia 3 de junho, às 16h
Onde: Reitoria da UFBA, no Bairro do Canela, em Salvador

Mais informações

71 3362-3498 (Kleidir Costa / Juliana Costa)

http://www.estabahianuncamais.com.br/

Kleidir Costa
Assessoria de Comunicação
Centro de Assessoria do Assuruá (CAA)
71 3362-3498 / 9907-7203
kleidir.costa@caabahia.org.br
www.caabahia.org.br

Tagged under:

2 Comments

  • anderson costa Responder

    parabéns primo fiquei muito feliz em saber disso pena foi agora um pouco tarde mais tdo bem o importante é q vc est

  • anderson costa Responder

    parabéns primo fiquei muito feliz em saber disso pena foi agora um pouco tarde mais tdo bem o importante é q vc é uma pessoa vitóriosa.

Leave a Reply

Your email address will not be published.