Aula Aberta “Tributo a Zumbi dos Palmares”


A associação Cultural Mutante realizará no dia 30 de maio uma aula pública na Praça da Sé para reverenciar o líder negro Zumbi dos Palmares. Com o tema TURISMO ÉTNICO, EDUCAÇÃO, JUSTIÇA CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS, Este evento tem como objetivo proporcionar aos guias turísticos do pelourinho um conhecimento real sobre Zumbi dos Palmares. Durante a atividade será disponibilizada Gratuitamente a Cartilha “Tributo a Zumbi a dos Palmares”, publicação falando sobre a importância da estátua e da história deste para a comunidade negra do Brasil.


Esta cartilha servirá também de apoio pedagógico para alunos e professores sobre a lei 10.639.08 e 11.645.09, ambas criadas como instrumento de orientação das práticas educacionais não racistas na sociedade brasileira. Segundo a Associação Cultural Mutante a implementação da lei, contribui na formação de cidadãos conscientes dos seus direitos e valores, mas acima de tudo capazes de sentir orgulho da sua identificação étnico e pertencimento racial, seja ele negro ou indígena.

Para Lazaro Duarte coordenador geral do evento “ A atividade além de contribuir para uma formação real sobre este líder negro para guias de turismo, permite que o movimento negro conte esta história no estado mais negro para turistas e baianos” Conclui. O evento que conta em sua programação com uma aula publica sobre o conteúdo produzido pelo professor e autor da cartilha Jorge Conceição ,contará ainda com a colocação de flores na estátua , roda de maculêle e encerrando tudo a gravação do Documentário sobre Zumbi e seu marco referencial em salvador.

O que:  Aula Aberta “ Tributo a Zumbi dos Palmares”

Onde: Praça da Sé

Horário: 8h

Quando: 30 \ 05 \11

Quanto: Gratuito

Informações: Luciane Reis – 71-9959-2350 ( assessoria)  \ Lazaro Duarte – 71-8736-5409 ( Coordenador Geral).

Tagged under:

1 Comment

  • Digenir Chaves Fugazza Responder

    Parabéns pela materia. Faço parte de de uma associação de artesãos preocupados também com a cultura. Todos os 2º sabado de cada mês promovemos uma feira de artesanato voltada para o tema
    do mês. No dia 12 de novembro de 2011, estaremos promovendo nossa feira voltada para o mês da consciência negra. Minha pergunta, qual a possibilidade de ter esta cartilha para distribuição aos visitantes da feira neste dia. Agradeço a atenção e aguardo retorno.
    Obrigado

    Digenir Chaves Fugazza

Leave a Reply

Your email address will not be published.