População do Pelourinho debate exploração sexual de crianças e adolescentes

Da Cipó – Comunicação Interativa

Exploração sexual de crianças e adolescentes é o tema da Roda de Conversa que será realizada na próxima sexta-feira (06/05), no Auditório Conexão IPAC (Solar Ferrão, Pelourinho, Salvador-BA). Promovido pelo Centro de Referência Integral do Adolescente (CRIA), o encontro tem como objetivo abrir espaço para a disseminação de informações acerca de temas relevantes aos que vivem e convivem no Centro Histórico de Salvador.

Nesta sexta, o debate terá como tema a exploração sexual de meninos e meninas, atividade considerada como uma das Piores Formas de Trabalho Infantil, segundo a Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esta atividade é uma prática criminosa que consiste na utilização de pessoas com menos de 18 anos em atividades sexuais remuneradas. Enquadram-se nesse tipo de crime a exploração do comércio do sexo, a pornografia infantil e a exibição de meninos e meninas em espetáculos sexuais, como shows eróticos.


Para debater o problema, cuja ocorrência é grande nas ruas do Pelourinho, foram convidadas as assistentes sociais Anaildes Souza de Jesus e Cleide Oliveira, profissionais que atuam em Centros de Referência Especializados de Assistência Social na cidade de Salvador. O encontro acontecerá em duas sessões: uma pela manhã, às 9h, e outra pela tarde, das 14h às 17h, da qual participarão alunos da Escola Senhor do Bonfim, localizada no bairro dos Barris.

A Roda de Conversas é uma das ações do Projeto Diga Aí Povo do Pelô!. A iniciativa busca a valorização étnico-cultural do Pelourinho e da sua comunidade, a partir da construção de conceitos e ações de cidadania. A proposta é agregar diferentes organizações que já atuam no Pelourinho em prol da comunidade local e oferecer espaços para reflexão e debate.

SERVIÇO:

O quê? Roda de Conversa: Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Quando? Sexta-feira, 06 de maio de 2011
Onde? Auditório Conexão IPAC (Solar Ferrão, Pelourinho, Salvador-BA)


MAIS INFORMAÇÕES
:

Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA)

Contato: Irene Piñeiro – Coordenadora (71 33221334 / 9204-5541)

http://blogdocria.blogspot.com/

– Centro de Defesa da Criança e do Adolescentes Yves de Roussan (CEDECA)

Contato: Luciana Reis – Assessora de comunicação (71 3243-8794 / 8804-9653 / 9601-8186

– Organização Internacional do Trabalho (OIT)

Contatos: – Renato Mendes: Coordenador Nacional do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC) (61 2106-4618 / 2106-4666) / mendes@oitbrasil.org.br

– Paula Fonseca: Oficial de projetos (71 9136-5444) / fonsecap@oitbrasil.org.br

Tagged under:

1 Comment

  • Sesi Responder

    Na próxima quarta-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente. O Sesi, em parceria com a população, artistas e diversas instituições realiza o maior movimento social da internet, com o uso da hastag #carinhodeverdade no Twitter. Ação começou em 18 de abril e já alcançou cerca de 70 mil tweets em favor da causa. O objetivo é alcançar a marca de 100 mil até a próxima quarta. Para isso contamos com sua ajuda, para que no dia 18 de maio os blogs publiquem sobre o tema e alerte à população da importância de denunciar. Combater esse crime é uma obrigação de todos nós. Vamos unir forças para construir uma realidade diferente em nosso país. Para saber mais informações sobre a blogagem coletiva ou para receber materiais, entre em contato com: f.scavacini@digitalgroup.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.