UNFPA reúne parceiros para debater UNDAF e próximo Programa de País

No momento de construção do novo Programa de País para o período 2012 – 2015, e precedendo a reunião de consulta para elaboração do Marco de Assistência das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDAF), a equipe do Fundo de População das Nações Unidas, o UNFPA, se reuniu com os principais parceiros na última terça-feira (29), em Brasília. O encontro estratégico tinha o objetivo de identificar os principais eixos para a futura atuação do UNFPA em particular no Brasil, envolvendo governo e sociedade civil, além de compartilhar informações sobre a reunião do UNDAF, que aconteceu nos dias 30 e 31 de março.


A reunião teve início com as boas vindas do Representante do UNFPA no Brasil, Harold Robinson, e seguiu com uma breve apresentação da Representante Adjunta, Florbela Fernandes, sobre a importância da partilha de experiências. “A Organização das Nações Unidas não funciona sem parceiros. Por isso a importância de nos reunirmos para discutirmos diretrizes e chegar a um consenso”, ressaltou. De acordo com ela, o encontro foi um momento crucial tanto para o processo de finalização do UNDAF quanto para o início da discussão sobre o Programa de País do UNFPA para o próximo ciclo, fazendo um alinhamento aos planos estratégicos globais.

Durante a reunião, o UNFPA apresentou aos parceiros o contexto atual do país, com informações sobre as dinâmicas demográficas recentes e sua relevância econômica e social para o Brasil. Em seguida, os presentes debateram sobres as implicações do cenário para o UNDAF e o novo programa do UNFPA para o país.

Os parceiros reiteraram a relevância do trabalho do Fundo de População das Nações Unidas em dar destaque e visibilidade a temas sensíveis. “Para a Secretaria de Direitos Humanos, o UNFPA pode contribuir com a sensibilização sobre os Direitos Humanos para as populações menos favorecidas”, apontou Michelle Moraes, Diretora do Departamento de Cooperação Internacional da SEDH.

A discussão sobre o tema juventude também ganhou espaço. “Precisamos aproveitar o bônus demográfico e a janela de oportunidades para o tema”, sinalizou a representante da Secretaria Nacional de Juventude, Kathyana Buonofina. Outros temas de destaque para o alinhamento de prioridades foram a cooperação internacional, a produção e o acesso à dados sociodemográficos desagregados sobre raça/cor e a interface dos programas com os ODMs (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio).

Além da discussão sobre os eixos de trabalho, os parceiros e a equipe do UNFPA aproveitaram o momento para compartilhar experiências. “Temos que promover o trabalho integral e intersetorial”, enfatizou o Representante do UNFPA, Harold Robinson.

UNDAF
O UNDAF foi tema da reunião realizada em Brasília nos dias 30 e 31 de março entre parceiros estratégicos do Sistema; o encontro incluiu representantes do Governo brasileiro e das agências das Nações Unidas, entre eles participantes do encontro prévio realizado pelo UNFPA. O objetivo da consulta foi colher contribuições para a proposta elaborada visando o  próximo ciclo de trabalho (2012-2015) e finalizar o documento, que também será utilizado como referência na elaboração do programa de país do UNFPA.

O UNDAF é um marco de referência que estabelece a contribuição do conjunto das agências do Sistema ONU ao desenvolvimento do País para cada período de 4 anos. Está fundamentado nos princípios programáticos seguidos pela ONU, como a Abordagem de Direitos Humanos, a Igualdade de Gênero, e a Sustentabilidade Ambiental, assim como nos métodos de “Desenvolvimento de Capacidades” e de “Gerenciamento baseado em resultados”.

* Por Gabriela Borelli

Tagged under:

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.