Concurso irá selecionar a cidade baiana da cultura de 2011

Pelo segundo ano consecutivo os municípios baianos poderão concorrer ao título

Idealizado com o intuito de realizar a promoção e divulgação das culturas regionais existentes na Bahia, o concurso Cidade Baiana da Cultura 2011 terá a sua segunda edição realizada este ano. Para concorrer, os representantes dos 417 municípios baianos podem inscrever as suas cidades até o dia 28 de fevereiro através do site www.cidadebaianadacultura.com.br. O concurso, que visa o desenvolvimento social e econômico dos municípios baianos, através da valorização do seu patrimônio e da sua diversidade cultural, é uma iniciativa do Grupo 3 – através das suas produtoras Expo 3 Exhibits e Expo Eventos.


O concurso Cidade Baiana da Cultura é voltado para todos os municípios do estado da Bahia, e está aberto a qualquer cidade que deseje concorrer ao título. Em 2010, o vencedor do concurso foi Rio de Contas. Localizado a 783 quilômetros da capital baiana, o município se destacou pela qualidade e viabilidade da programação cultural, pela sua contribuição para o fomento da inovação artística e pela criação de novas formas de ação e de diálogo cultural, entre outros pontos. O município eleito ganha visibilidade através da divulgação de seus atrativos culturais e turísticos, atrai investimentos públicos e privados nos setores de cultura, turismo e serviços e conta com o apoio das produtoras do Grupo 3 na assessoria e captação de recursos para montagem de uma programação cultural, entre outros benefícios.

A idéia da escolha de uma cidade cultural surgiu na Grécia no ano de 1985 quando um projeto da então ministra Melina Mercouri elegeu Atenas como a primeira Capital Européia da Cultura. No Brasil, o Grupo 3 inovou ao levar o projeto para um âmbito estadual. Para o produtor cultural, idealizador e coordenador do concurso, André Reis, o projeto é de extrema relevância, principalmente para a divulgação das potencialidades culturais das cidades baianas. “A importância deste concurso em território baiano é a descoberta das riquezas culturais e patrimoniais dos municípios, como Rio de Contas, vencedor do concurso em 2010, que possui um dos mais belos patrimônios preservados não somente do nosso estado, mas de todo o país, que teve sua potencialidade cultural e turística revelada e divulgada através do projeto” afirmou André.

A escolha do vencedor se dá através de uma comissão julgadora eleita pelo Grupo 3 e que contará com cinco integrantes, sendo um representante de cada uma das Secretarias de Cultura e Turismo do Estado da Bahia,  um representante do Fórum Estadual de Turismo, um integrante do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia e um integrante da produtora Expo Eventos. Os convites para compor a comissão já foram enviados e os nomes dos integrantes serão divulgados através do site do evento.

SERVIÇO

Concurso Cidade Baiana da Cultura

Inscrições de 17 de janeiro a 28 de fevereiro através do endereço www.cidadebaianadacultura.com.br

INFORMAÇÕES E ENTREVISTAS

Lara Prado | Assessoria de Imprensa

Contatos: 71 8225-7462 | 9284-5833

E-mail: laraprado@gmail.com

Site: www.cidadebaianadacultura.com.br

Tagged under:

Leave a Reply

Your email address will not be published.