Agentes de leitura – Inscrições até 07 de fevereiro

A Secretaria de Cultura da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon, em parceria com o Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura – MinC, recebe até o dia 7 de fevereiro, inscrições para seleção do edital para formação de agentes de leitura, que atuarão em Salvador e mais 48 municípios baianos. O edital disponibiliza 858 vagas, sendo 572 imediatas e 286 para formação de cadastro reserva. A seleção é destinada a jovens, com idade entre 18 e 29 anos, com ensino médio completo, que atuarão na democratização do acesso ao livro, por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias, criação de clubes de leitura e saraus literários abertos para as comunidades. As inscrições serão gratuitas.

Informações completas no link: http://www.fpc.ba.gov.br/node/1031 .


Cada agente de leitura receberá um kit contendo 100 livros, uma mochila, uniforme, uma bicicleta e uma bolsa complementação de renda no valor mensal de R$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais) durante o período de um ano, além da capacitação de 196 horas/aulas. Com dedicação de 25 horas semanais, atendendo a 25 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, desenvolvendo atividades de mediadores literários, os agentes de leitura estarão integrados às bibliotecas públicas municipais, escolares, bem como aos Pontos de Leitura e Pontos de Cultura.

As bolsas serão prioritariamente destinadas às pessoas que estejam enquadradas abaixo da linha de pobreza. O processo seletivo consistirá de análise documental de caráter eliminatório, prova escrita e oral de caráter eliminatório e classificatório, análise curricular e entrevista de caráter classificatório.

As localidades onde os agentes atuarão são aquelas identificadas segundo critérios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), definido pela Unesco/ONU, e de baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), definido pelo Ministério da Educação.

As inscrições serão realizadas, até o dia 07 de fevereiro de 2011, na sede da Fundação Pedro Calmon, localizada na Avenida Sete de Setembro, nº 282, 7º andar, sala 709, Edifício Brasilgás, Centro, Salvador/Bahia e CAIXA POSTAL nº 2505, CEP: 40060-001, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às17h ou enviadas via Correios ou serviço similar de entrega, com Aviso de Recebimento (A.R.).

Em Salvador, os seguintes bairros serão contemplados:
Centro Histórico
Narandiba
São Cristóvão
Paripe
Tancredo Neves
Pernambués
Engenho velho da Federação
Nordeste
Liberdade

Além do município de vera Cruz, na ilha de Itaparica.

Boa sorte!!!

Fonte:
Renata Reis
Representante Territorial da Cultura
Região Metropolitana de Salvador
Superintendência de Cultura – Sudecult
Secretaria de Cultura – Secult/ Ba
71 3116.4072 / renata.reis@cultura.ba.gov.br

Tagged under:

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.