Fundação Pedro Calmon lançou edital para seleção de agentes de leitura

A Secretaria de Cultura da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon, em parceria com o Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura – MinC, lançou na ultima sexta-feira (10), o edital para formação de agentes de leitura, que atuarão em Salvador e mais 47 municípios baianos. O edital selecionará 572 jovens, com idade entre 18 e 29 anos, com ensino médio completo, para atuarem na democratização do acesso ao livro, por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura, contação de histórias, criação de clubes de leitura e saraus literários abertos para as comunidades. As localidades onde os agentes atuarão são aquelas identificadas segundo critérios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), definido pela Unesco/ONU, e de baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), definido pelo Ministério da Educação.


Cada agente de leitura receberá um kit contendo 100 livros, uma mochila, uniforme, uma bicicleta e uma bolsa complementação de renda no valor mensal de R$ 350,00 (trezentos e cinqüenta reais) durante o período de um ano, além da capacitação de 196 horas/aulas. Com dedicação de 25 horas semanais, atendendo a 25 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, desenvolvendo atividades de mediadores literários, os agentes de leitura estarão integrados às bibliotecas públicas municipais, escolares, bem como aos Pontos de Leitura e Pontos de Cultura.

 As bolsas serão prioritariamente destinadas às pessoas que estejam enquadradas abaixo da linha de pobreza. O processo seletivo consistirá de análise documental de caráter eliminatório, prova escrita e oral de caráter eliminatório e classificatório, análise curricular e entrevista de caráter classificatório.

As inscrições serão gratuitas e encerram-se em 31 de janeiro de 2011. Informações completas no link: http://www.fpc.ba.gov.br/node/1031

Tagged under:

6 Comments

  • Pingback:Tweets that mention Fundação Pedro Calmon lançou edital para seleção de agentes de leitura « Evolução Hip Hop -- Topsy.com

  • MARIA MARISE Responder

    Olá,
    Trabalho com o Programa Bolsa Família/Cadastro Único e estive durante 05 meses dando treinamento para as pessoas que atendem e visitam os beneficiários, de todos os municípios da Bahia em um projeto do MDS.
    Dessa forma, somada à experiência como atriz e diretora de grupos teatrais, coloco-me à disposição,para tao importante projeto.

    Saudações,

    Maria Marise

  • camila Responder

    quando sera a prova

  • Adiane souza Responder

    Também tenho enteresse em saber a data da prova.
    Grata!

  • simone Responder

    Quando será a data da prova para os selecionados

  • Marisa Maria Heinrich Responder

    À pessoa responsável por doações
    Eu me tornei professora coordenadora do ciclo II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da E.E. Doutora Iracema Bello Oricchio, em Embu, no último dia 11 de abril. Fui convidada pela diretora, que já conhecia meu trabalho e dedicação como professora. Fiz então a prova para coordenação, da DE de Taboão da Serra, realizada no último dia 03 de abril, e fui aprovada.
    Como todos nós sabemos, o desenvolvimento de comportamentos leitores é fundamental para a educação e a cultura de um povo. É por isso que venho solicitar a possibilidade de receber a doação de livros e revistas para a montagem de caixas de leitura para as classes com que trabalho. O governo do estado já providencia tal material para o ciclo I do Ensino Fundamental e creio que mais adiante isso será pensado para essas outras salas. Mas meus alunos não podem esperar. A HORA E A VEZ DELES não pode esperar por discussões e a parte burocrática que isso exige quando nos referimos a todo o contingente de alunos da rede pública. Gostaria que me ajudassem a fazer a diferença na vida desses alunos. Desde já agradeço a atenção.
    Professora coordenadora Marisa Maria Heinrich

Leave a Reply

Your email address will not be published.