Governo da Bahia convoca a II Conferência Estadual de Juventude

O governador Jaques Wagner convocou, através do Decreto nº 12.489, de 30 de novembro de 2010, publicado nessa terça-feira (01/12) no Diário Oficial, a Etapa Estadual da II Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude. Conquista para a juventude baiana, a Conferência é parte integrante, preparatória e eletiva da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, e será realizada em Salvador, entre os dias 27 e 29 de maio de 2011.

As etapas municipais acontecem entre os meses de janeiro e fevereiro. Já as etapas territoriais ocorrem entre março e abril de 2011. As atividades serão coordenadas pela Secretaria de Relações Institucionais (SERIN), por intermédio da Coordenação e do Conselho Estadual de Juventude.


De acordo com o coordenador de políticas públicas de juventude da Bahia, Éden Valadares, a II Conferência de Juventude da Bahia será ainda mais marcante que a primeira edição: “A primeira Conferência surpreendeu positivamente, sobretudo pela forte mobilização. Mas, seu ineditismo trouxe alguns obstáculos também. Em 2011, para além do engajamento das juventudes baianas, temos certeza que o conteúdo das proposições será destaque”, analisou.

 

As diversas etapas da Conferência (eletivas, livres ou preparatórias) deverão debater os temas “Juventude: democracia, participação e desenvolvimento da Bahia e do Brasil”, “Planos Estadual e Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015” e “Articulação e integração das políticas públicas de juventude”. O critério de escolha dos temas foi baseado na experiência da I Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, realizada em 2008, em Brasília-DF.

 

Diversidade reforçada

Mais de 50 mil jovens, de diferentes tribos e grupos juvenis participaram da Conferência de Juventude em 2008. Para Felipe Freitas, presidente do Cejuve, essa diversidade será reforçada na segunda edição: “Ao convocar a Conferência, o governador possibilita mais um espaço de diálogo com a diversidade da juventude baiana. A mobilização consolidará o importante papel da sociedade civil na elaboração das políticas públicas de juventude na Bahia”, completou.

 

O decreto de convocação da segunda Conferência Nacional de Juventude, prevista para acontecer entre os dias 8 a 11 de setembro, foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude. A primeira Conferência, realizada em 2008, na capital federal, mobilizou mais de 400 mil pessoas em todo o país.

 

A expectativa do conselheiro estadual de juventude Marcos Pereira “ é que essa Conferência, mais uma vez, faça uma grande reflexão acerca das políticas públicas de juventude, buscando alternativas e tendo o jovem como protagonista de sua própria história. E como na I Conferencia Nacional, os baianos serão extremamente importantes para a consolidação das PPJ”, concluiu.

 

Por Antonia Correia / Equipe Jovem Gera Ação

Tagged under:

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.