Semana da Consciência da UCSAL

A  “Semana da Consciência”, projeto realizado pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social da Universidade Católica do Salvador em parceria com o Coletivo AFROCOM (Coletivo Afro dos Estudantes de Comunicação) e a CONEN (Coordenação Nacional de Entidades Negras), tem como objetivo apresentar uma parte da história dos negros no Brasil focando a época em que viveu “Francisco”, o nosso Zumbi dos Palmares líder absoluto entre os quilombolas e herói brasileiro.

Com essa apresentação temos a finalidade de conscientizar os jovens sobre um pouco da real cultura negra, desmistificando aspectos religiosos e sociais que vêm através dos aspectos étnicos. Percebemos que existem jovens, negros, que não assumem sua origem, sua etnia e sua cultura. Muitas vezes essa não aceitação vem da falta de conhecimento sobre tudo q engloba ser negro.


Pretendemos dar começar um processo de acorde nesses jovens dentro dessa atividade. Exibiremos o filme “Quilombo” de 1982 baseado no livro Ganga Zumba de João Felício dos Santos e Palmares  de Décio de Freitas. Filme esse que aborda muito bem a situação dos negros no Brasil em 1650.

Dia 23 de novembro as 19h
Painel de abertura “Abrindo Caminhos” que abordará os temas: Educação, Comunicação e Religiosidade todos em contemplação ao negro.

Dia 24 de novembro 19h
o CineAFRO, exibiremos um filme relativo a Semana Negra e no final discutiremos

Dia 25 de novembro 19h
Intervenção artística que findará o nosso evento.

Cremos que essa atividade será um ponta pé inicial para abertura das mentes jovens com relação a cultura negra. Esse incentivo faz com que as pessoas se tornem benevolentes com a nossa história.

Mais informações:
Andréa Chaves
AFROCOM

CONEN
Promoter de Eventos
55 (71) 8747-7262

Tagged under:

Leave a Reply

Your email address will not be published.