Centro Antigo de Salvador ganha programa de coleta seletiva

Da Agecom*

As ações propostas pelo Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador já começaram a ser implantadas, e uma delas é o Programa Piloto de Coleta Seletiva do Centro Antigo de Salvador, que será apresentado à população, na sexta-feira (13), às 14h30, no auditório Conexão Ipac, situado no Centro Cultural Solar Ferrão, Praça das Artes, no Pelourinho, com entradas pela Baixa dos Sapateiros e rua Gregório de Mattos.

Na ocasião, os moradores e proprietários de estabelecimentos terão a oportunidade de conhecer detalhes do programa piloto e procedimentos necessários para efetuar a coleta. Representantes da Subprefeitura do Pelourinho, da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e consultores da empresa Oceanbyte, contratada pelo Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador (Ercas) para desenvolver o programa, ministrarão palestras expondo peculiaridades da iniciativa.


O Ercas é uma instância pública triparte integrada pelo Município de Salvador, Governo da Bahia (com seis secretarias), União (com quatro ministérios) e com a participação da Unesco, que propôs o plano, construído por instâncias públicas e representantes civis e privados ao longo de dois anos de trabalho.

A relação entre a sociedade e seu habitat é uma das questões levantadas pela 9ª proposição do Plano. Ao integrar moradores e comerciantes às ações dos órgãos públicos, constrói-se uma rede colaborativa, que resulta em um Centro com condições ambientais mais adequadas.

A iniciativa deve contribuir para que o Centro Antigo se torne um local mais agradável para se visitar e viver, além de colaborar para otimização das dimensões econômica, social, urbanística e ambiental da região.

A Limpurb, a entidade responsável pela limpeza pública da capital baiana, será encarregada de recolher todo o lixo produzido pelos moradores e comerciantes da região. O horário de recolhimento dos materiais destinados à reciclagem será feito em dois turnos. No matutino, das 9 às 10h30, e no vespertino, das 15 às 16h.

A programação foi definida por conta do horário de funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais, que só abrem as portas no início da tarde. Inicialmente será implantada a primeira etapa do projeto, com o recolhimento de lixo na região do Pelourinho.

O entreposto, onde o lixo recolhido será colocado para posterior seleção dos materiais, será instalado na rua das Flores, Centro Histórico. O espaço fica próximo à casa do Benin e poderá ser utilizado por pessoas que queiram deixar o lixo diretamente no local.

Lixo para reciclagem
Entende-se por coleta seletiva, o procedimento que recolhe os materiais passíveis de serem reciclados. O lixo é previamente separado na fonte geradora. Os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros são os materiais mais procurados neste tipo de operação. A separação na fonte é feita porque evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem.

A preocupação com todos os aspectos do Centro Antigo, característica marcante do Plano, não foi deixada de lado. Por conta disso, além da coleta seletiva do lixo para reciclagem, haverá o recolhimento também de todo o material orgânico produzido pelos moradores e estabelecimentos da região. O horário da coleta do lixo orgânico vai das 6h30 às 7h.

Tagged under:

2 Comments

  • Pingback:Tweets that mention Centro Antigo de Salvador ganha programa de coleta seletiva « Evolução Hip Hop -- Topsy.com

  • Maria celia Daltro Responder

    Olá Pessoal,

    Achei muito interessante a iniciativa, foi uma ótima escolha o local, precisava-mos de um espaço ali, além de desenvolver e estimular a auto-estima dos moradores por se sentirem importantyes nesta atividade, como tb a conscientização da necessidade da coleta seletiva.
    Trabalho com reciclagem na escola pública e gosgaria de saber como posso participar do projeto??? como está organizado o local?? podemos (prof + alunos) fazer uma visita??
    Espero uma resposta positiva se for possível. Agradeço a atenção!
    Muito Obrigado
    Abços
    Prof Maria celia

Leave a Reply

Your email address will not be published.