FACES DO BRASIL – COMUNICADO

OMI-DÙDÚ – Núcleo de Resgate e Preservação da Cultura Afro-Brasileira e ETNOMIDIA – Grupo de Estudos em Mídia e Etnicidades da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, têm a grata satisfação de comunicar o início da pesquisa nacional FACES DO BRASIL, com aporte da Fundação Ford para 18 meses no valor aproximado de R$ 200.000,00.

FACES DO BRASIL é um projeto que pretende monitorar – de agosto/2010 a julho/2011 – e analisar a cobertura de temáticas das relações sócio-étnico-raciais feita por jornais e revistas impressos de todas as regiões brasileiras. A ênfase do monitoramento será temas que afetam os interesses sócio-políticos de afrodescendentes, índios e ciganos, com prioridade para os negros. Um banco de dados deverá ser montado, do qual se extrairá material a ser tratado, comentado, criticado e analisado – de julho a dezembro 2011.


A pesquisa busca entender e interpretar o padrão de cobertura da grande mídia brasileira em temas relacionados à discriminação por motivos étnicos. Visa contribuir, com críticas e propostas, para a superação dos preconceitos raciais no Brasil na esfera da Comunicação. Tem ainda por objetivo estabelecer diálogos transversais com profissionais que atuam no mercado de mídia, na Academia e no ativismo social. Fortalecer e ampliar os direitos de cidadania, oferecendo elementos quantitativos e qualitativos a partir deste monitoramento, é propósito do projeto.

A Equipe da Pesquisa FACES DO BRASIL é composta por bolsistas e colaboradores, sob a coordenação geral do jornalista e professor da UFBA Fernando Conceição, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Fazem parte da equipe os estudantes Ana Paula Nascimento(Uneb), Jaqueline Barreto(FSBA), Vasco Menut(Facom) e Wellington Oliveira(Facom). Paul Regnier, doutorando em Ciências da Computação/UFBA, é assistente-técnico colaborador.

Atenciosamente,

Bartolomeu Dias Cruz, presidente do Omi-Dùdú

www.nucleoomidudu.org.br

Fernando Conceição, coordenador Faces do Brasil

www.facom.ufba.br/etnomidia

Tagged under:

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.