Dia da África será comemorado nesta quinta-feira (27) na Assembleia Legislativa


Desde 2007, o Deputado Estadual Bira Corôa (PT/BA) realiza atividades alusivas ao Dia da África com representações de países africanos, para dialogar com a comunidade baiana. Este ano além do circuito de palestras, seminários e exposições que marcam as comemorações do Dia da África, será realizada uma Sessão Especial na Assembléia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), no dia 27 de maio no Plenário, às 9:30h, trazendo como tema os Avanços e Desafios das Políticas Afirmativas e Cotas.

No dia 28/05 a Câmara de Vereadores de Camaçari sediará outra sessão especial sobre o Dia da África com o tema “África, nossa mãe minha raiz”, às 9:30h. O Mandato da Igualdade promoveu também, palestras sobre o tema, em colégios estaduais de Salvador e Camaçari, de 17 a 22 de maio, além de Seminário na Faculdade São Salvador. Estão acontecendo ainda Exposições em Camaçari (Cidade do Saber) e Cachoeira-BA (UFRB), sobre as culturas do Benin e de Angola, respectivamente, desde o dia 21 até o dia 29 de maio.


Porque o Dia da África é lembrado em todo o planeta? Em 25 de Maio de 1963, 32 chefes de estado africanos reuniram-se em Adis Abeba (Etiópia) contra a subordinação que o continente africano sofria há séculos – esse processo recebeu várias denominações como: colonialismo, neocolonialismo ou partilha da África; as comunidades africanas padeciam com apropriação forçada (por povos que se consideravam superiores) das suas riquezas humanas e naturais.

Nessa reunião, em Adis Abeba, os líderes criaram a Organização da Unidade Africana (OUA) que hoje é conhecida como União Africana. A ONU (Organização das Nações Unidas), vendo a importância desse encontro, instituiu em 1972 o dia 25 de Maio como Dia da Libertação de África. A data simboliza a luta e combate dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação.

Mais informações acesse:
www.biracoroa.org
www.twitter.com/biracoroa

Victor Lima Vicente dos Santos
———————————-
Assistente de Comunicação
Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)
Gabinete Deputado Bira Corôa (PT/BA)
71 3115-7150 / 71 8713-9060

Tagged under:

1 Comment

  • patrckrafaellopesdasilva Responder

    gostei meu irmao me em dicom e minha irma

Leave a Reply

Your email address will not be published.