FIFA decreta o fim da ‘paradinha’ na cobrança de pênaltis

Reunida nesta terça-feira, na sede da FIFA, em Zurique, na Suiça, a International Football Association Board (IFAB) resolveu por um ponto final na “paradinha”, artificio que os jogadores estavam utilizando para enganar os goleiros na cobrança de pênalis.

A entidade aprovou a modificação do texto da Regra 14, envolvendo a “paradinha” e informou que “a finta durante a aproximação para a cobrança do pênalti com o objetivo de confundir o adversário é permitida. Contudo, a finta para chutar a bola uma vez que o jogador tenha completado a sua aproximação é agora considerada uma infração à Regra 14 e um ato de comportamento antidesportivo pelo qual o jogador deverá ser advertido.”

A Assembleia Extraordinária desta terça-feira foi conduzida pelo presidente da FIFA, Joseph S. Blatter, e discutiu as propostas pendentes relacionadas às Regras do Jogo que foram apresentadas na 124ª Assembleia Geral Anual em março.


O encontro analisou também a experiência realizada com árbitros assistentes adicionais na última Liga Europa da UEFA, após a conclusão das 144 partidas da primeira fase e dos 61 jogos dos mata-matas. Ficou acordado que, por um período de dois anos, as seis confederações e as 208 federações afiliadas à FIFA poderão experimentar a utilização de árbitros assistentes adicionais, desde que autorizadas pela IFAB.

A FIFA apresentará em circular a ser encaminha em breve às confederações e federações as linhas gerais do protocolo para o teste, que não é obrigatório. A autorização será dada por uma subcomissão da IFAB até o final de julho de 2010.

A IFAB aprovou também a emenda proposta pela Federação Escocesa de Futebol referente ao papel do quarto árbitro. A emenda amplia o campo de responsabilidade do quarto árbitro para “auxiliar o árbitro principal no controle da partida de acordo com as Regras do Jogo. O árbitro principal, entretanto, mantém a prerrogativa de decidir sobre todas as questões ligadas à partida.”

Finalmente, ficou acordado que a IFAB irá considerar as opiniões dos jogadores, técnicos e árbitros após a Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010 para discutir a Regra 12, que trata das infrações passíveis de expulsão, a chamada “sanção tripla”.

As decisões relacionadas às Regras do Jogo tomadas nesta terça-feira pela International Football Association Board entrarão em vigor no dia 1º de junho de 2010.

A 125ª Assembleia Geral Anual acontecerá na cidade de Newport, no País de Gales, entre os dias 4 e 6 de março de 2011.

Fonte: Correio do Brasil

Tagged under:

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.