Representantes de mais de 50 países participam da conferência Vamos Cuidar do Planeta

Evento organizado pelo MEC, com o apoio do UNICEF, contará com a participação de cerca de 400 adolescentes de 12 a 15 anos de todos os continentes.

Adolescentes de 12 a 15 anos de mais de 50 países participarão da Conferência Internacional Infanto-Juvenil – Vamos Cuidar do Planeta, que acontece de 5 a 10 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, em Luziânia (a 56 km de Brasília). Os participantes vão redigir uma Carta das Responsabilidades, propondo ações e responsabilidades que serão adotadas para proteger o meio ambiente.

Esse evento internacional é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente para reproduzir globalmente as conferências nacionais infanto-juvenis Vamos Cuidar do Brasil, experiência bem-sucedida que já contou com três edições, em 2003, 2006 e 2009, envolvendo 13 milhões de pessoas, em 20 mil escolas de todo o País.


A Conferência Internacional também está mobilizando milhares de escolas e alunos nos países participantes, já que conta primeiro com uma etapa local, em que alunos e suas comunidades desenvolvem projetos para resolver problemas ambientais locais. Em seguida, é realizada a etapa nacional, que seleciona os delegados para o evento internacional.

Em abril realizaram sua conferência Canadá, Egito, Estados Unidos, França, Guatemala, Itália, Paraguai, República Dominicana, República Tcheca e Uruguai, entre outros.

Aqueles que já fizeram seus encontros nacionais mostraram uma participação bastante expressiva. No Chile, foram envolvidas 2.800 escolas. Em Guiné-Bissau, foram mais de mil alunos; e, no Nepal, 3 mil estudantes. A participação regional nas conferências nacionais também é outro fator marcante. No Timor Leste, por exemplo, foram nove regiões representadas. Na República Tcheca, três. Em Camarões, Angola e Moçambique, a delegação foi escolhida respeitando a diversidade étnica e cultural de suas populações.

Segundo Rachel Trajber, coordenadora-executiva do projeto e coordenadora de educação ambiental do MEC, o projeto da conferência não se limita à organização de um evento global, mas é uma ação de educação ambiental de amplo alcance. “Como a fase pré-conferência envolve a mobilização de escolas, alunos, professores e educadores, é uma forma de inserir a temática ambiental no sistema formal de ensino em todos os países participantes.”

A fase pós-conferência também prevê uma continuidade da ação dos delegados quando voltarem a seus países, repassando a suas comunidades as experiências aprendidas durante a conferência.

Informações sobre todos os países participantes da Conferência Internacional Infanto-Juvenil – Vamos Cuidar do Planeta estão disponíveis no site http://confint2010.mec.gov.br.

Confira as atualizações diárias no Facebook (Let’s Take Care of the Planet) e no Twitter (Confint2010).

Mais informações
:
Gabriela Michelotti
Telefone: (61) 2022 9195

Tagged under:

2 Comments

  • celi lucia dillenburg Responder

    Apesar de desconhecer esta ação infanto juvenil, considero-a de alto valor educacional pelo poder de transformação que representa! Invstir na capacidade de pensar e agir do jovem é tudo de bom!

    Gostaria, se possivel, informa,ões de como está acontecendo a primeira etapa aqui no Brasil e como é possível participar.

    Muito obrigada!

    Celi

Leave a Reply

Your email address will not be published.