Grupo A TARDE dá início ao ciclo de debates sobre o Carnaval

*Do A Tarde On Line

150356O ciclo de debates sobre o Carnaval de Salvador promovido pelo Grupo A TARDE, começou nesta segunda-feira, 25, com uma conversa sobre o tema “Camarotes”. A mesa formada por Joaquim Nery, da Central do Carnaval, Elizabeth Bitencurt, professora responsável pelo Camarote da Ufba, e Clínio Bastos, responsável pelo camarote, marketing, e produção do Planeta Othon foi mediada pelo Secretário de Redação de A TARDE, Paulo Oliveira. Mônica Badaró, da produção do Camarote Expresso 2222, foi convidada a comparecer ao evento, mas não apareceu.

A discussão sobre o tema começou por volta das 14h com Elizabeth Bitencurt. Ela abriu o ciclo falando sobre a importância do camarote da Ufba para a comunidade universitária. Elizabeth Bitencurt disse que a Universidade decidiria ainda nesta segunda se acataria a decisão do Ministério Público em suspender o camarote da instituição em Ondina.

Em seguida, Joaquim Nery relembrou a importância dos camarotes para a folia baiana. Para ele, o camarote de Daniela Mercury, por exemplo, mudou a visão dos artistas em relação ao Carnaval de Salvador e os atraiu à Bahia.

Sobre a polêmica entre o camarote e o folião da pipoca, Clínio Bastos lembrou que sempre houve dois tipos de público no Carnaval: um que vê e outro que participa e que o Carnaval da Bahia criou um conceito, não apenas cultural, mas de negócios.

Segundo Nery, 3 mil pessoas pagam para sair com o Chiclete com Banana e 200 mil acompanham a banda da avenida e camarotes, por isso, disse o empresário, que camarotes e blocos só são viáveis porque há quem pague para aproveitá-los. Entre os preços dos camarotes mais badalados, o mais barato sai a R$ 130 e o mais caro, a R$ 530, por dia.

“Carnaval é cultura popular e a sociedade precisa valorizá-la e preservá-la”, disse Bastos sobre a necessidade de capitalizar a festa.

A discussão seguiu por outros assuntos, entre eles a migração das avenidas de desfile para outros locais da cidade. Para Bastos, a transferência do carnaval da Bahia para um local específico, como uma Sapucaí, iria acabar com a festa.

Os debates serão transmitidos ao vivo em vídeo, no A TARDE On Line. Os principais momentos terão cobertura via Twitter nos endereços  @atarde,  @atardeonline@mobiatarde. Para enviar perguntas via microblog basta usar a tag #folia2010 ou acessar o blog blog Cidadão Repórter (clique aqui para acessar).

Confira a programação:
Dia 26/01/2010 – Diversidade no Carnaval:
Wadinho Presidente do Bloco Alvorada – Samba
Xandy – Harmonia do Samba – Pagode
Dj Branco – HipHop
Agnaldo Presidente dos Filhos de Gandy – Afoxé
Márcio Melo – Rock
Bruno Mello – Produção do Aviões do Forró

Dia 27/01/2010 – Serviços Públicos no Carnaval:
Secretária Municipal de Saúde – José Raimundo Brito
Secretário de Segurança – César Nunes
Superintendente da Transalvador – Mattheus Moura
Presidente da Saltur – Cláudio Tinoco

Dia 28/01/2010 – 60 anos do Trio Elétrico e a Guitarra Baiana:
Armandinho Macedo
Luiz Caldas
Moraes Moreira
Orlando Tapajós

Tagged under:

Leave a Reply

Your email address will not be published.