Fórum Social Mundial da Bahia

Fórum Social Mundial da Bahia inova com participação de governos

FSM BahiaMovimentos sociais e centrais sindicais convidam governos progressistas, que praticamente não existiam quando o Fórum Social Mundial (FSM) foi criado em 2001, para participar, pela primeira vez em condições paritárias, do 1º Fórum Social Mundial Temático da Bahia (FSMT-BA), de 29 a 31 de janeiro, em Salvador, com o tema Da Bahia a Dakar: enfrentar a crise com integração, desenvolvimento e soberania.

Essa inovação política terá o seu ponto alto com a realização do Diálogo e Controvérsias, encontro entre atores sociais e chefes de estado da América Latina e da África. Esse debate inédito, será realizado na tarde do próximo dia 30 deste mês, dará respostas à crise e construirá agendas comuns para o mundo pós-crise até o próximo Fórum unificado, em janeiro de 2011, no Senegal.


Quinze presidentes da América Latina e cinco da África foram convidados pelo Comitê Baiano e só estão à espera da confirmação do presidente Lula para garantir presença em Salvador. O Presidente Lula, que será homenageado no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, no dia 29, já reservou agenda para chegar diretamente no Fórum Social da Bahia, dia 30, permanecendo até o encerramento, no dia seguinte.

Dentro da programação oficial do FSMT-BA já está confirmada a mesa redonda internacional promovida pelos organizadores do Crise e Oportunidade e trará uma conferência com a escritora e presidente do Conselho de Administração do Transnational Institute (Amsterdam), Susan George, além da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

O Fórum Social Mundial Temático da Bahia, que conta com o apoio dos governos Estadual e municipal, será realizado após o encontro da Grande Porto Alegre, que estará voltado para a comemoração dos dez anos do FSM e fará um balanço apontando as perspectivas do próprio Fórum. Em Salvador a expectativa é de festa e intensas atividades culturais, envolvendo centenas de milhares de pessoas do Brasil e do exterior, além dos cerca de 30 mil participantes do FSM mobilizados pelos movimentos sociais baianos.

Mais informações:
Daniella Sinotti: 71 8855.7670
Rosely Arantes: 71 9277.3177/ 3115.6025/ 3115.6644
http://www.fsmbahia.com.brimprensafsmtba@gmail.com

Tagged under:

1 Comment

  • SHEILA CHRISTO Responder

    Parabéns galera!!!
    Como Assistente Social vejo esse debate como um marco nos movimentos sociais e sindicais; não só na Bahia mas em todos os Estados que poderão enviar seus representantes. Pena estar tão longe… ABRAÇOS E SORTE

Leave a Reply

Your email address will not be published.